Termoaçu entrará em funcionamento em junho

10/03/2008
A usina termelétrica Termoaçu entrará em funcionamento efetivo em junho próximo. O projeto representa um investimento de R$ 735 milhões da Petrobras e do grupo Iberdrola. A usina terá capacidade de produzir 340 megawatts de energia elétrica, mais da metade do que consome o Rio Grande do Norte (600 MW), o que contribuirá, decisivamente, para que o Estado se torne auto-suficiente na geração de energia elétrica até 2010. Ao encontrar a obra paralisada, a governadora Wilma de Faria intercedeu junto ao governo federal para que o empreendimento tivesse continuidade.

A Termoaçu é uma usina termelétrica de co-geração que produzirá energia elétrica e vapor de água, utilizando gás natural como combustível. A eletricidade gerada atenderá aos clientes da Cosern e da Companhia Elétrica da Bahia (Coelba), além da própria Petrobras. O vapor será utilizado para a injeção contínua em poços de extração de petróleo, possibilitando à Petrobras aumentar sua produção de petróleo em 12.000 barris por dia.

Com a entrada em operação da usina termelétrica Termoaçu, em Alto do Rodrigues, e de novas usinas eólicas, cujos projetos já foram aprovados ou solicitados autorização ao governo federal, o Rio Grande do Norte passará a produzir mais do que os cerca de 600 megawatts de energia elétrica que consome, devendo exportar o excedente.
 
 
Fonte: RN Notícias
 
Voltar