Convênio é assinado entre o Cefet-RN e 13 municípios do Estado

10/03/2008
Na sexta-feira, 7, aconteceu a assinatura de convênio do Programa Esporte e Lazer da Cidade, entre o Cefet-RN e 13 prefeituras potiguares, às 10h, no miniauditório da Unidade Sede. A solenidade contou com a presença do diretor-geral do Cefet-RN, Prof. Francisco Mariz; do diretor de Ensino, Prof. Belchior de Oliveira Rocha; do diretor da Unidade Sede, Prof. Enilson Araújo; do Prof. José Arnóbio, representando a coordenação do projeto no Cefet; da representante do Ministério do Esporte, Cláudia Bonalume; além da deputada federal Fátima Bezerra, autora da emenda parlamentar que garantiu a ampliação do programa, e dos prefeitos das cidades envolvidas
.
Durante o evento, Cláudia Bonalume ressaltou a importância do programa como instrumento educativo, considerando que a continuidade da política de lazer e qualidade de vida depende e deve ser uma prioridade de cada Prefeitura. "O lazer e o esporte fazem uma grande diferença quando é integrado com outras políticas. Nesse sentido, cabe a cada município continuar as ações e dar sua `cara` à realidade da cidade", ressaltou. Segundo Cláudia, é importante envolver toda a comunidade do município e perceber o lazer como instrumento de transformação social. "Quanto antes a gente conciliar prioridades de maneira que a felicidade também faça parte dos direitos sociais, estaremos construindo um Brasil melhor", acrescenta.
 
O professor José Arnóbio chamou a atenção para a importância tanto de transformação social como também de vivência para os estudantes do Cefet-RN, já que a instituição oferece o curso de Lazer e Qualidade de Vida. "A sociedade tem entendido como o lazer pode contribuir socialmente para as comunidades. Como o Cefet tem o curso de lazer, é uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem a questão do ensino, da pesquisa e da extensão, alimentando assim o processo de ensino-aprendizagem", disse.
 
Já o professor Belchior, diretor-geral eleito, destacou a importância da iniciativa do Ministério e enfatizou a parceria do Cefet-RN. "Esse é um programa de grande relevância para o Estado do RN e também para todo o país. Gostaria de agradecer e congratular o Ministério do Esporte e dizer que o Cefet-RN abraça o programa", ressaltou.
 
Além dos prefeitos e representantes presentes, assinaram o convênio Ongs de Areia Branca, Assu e Campo Grande, respectivamente: a Associação dos Apicultores de Areia Branca, o Centro Multidisciplinar de Trabalho para o Assessoramento Técnico e Capacitação e o Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Semi-Árido.
 
Dentre os municípios beneficiados, estão alguns já integrantes desde 2006, entre os quais Natal, Janduís, Caraúbas, Florânia e Santana do Seridó como também novas cidades: Santana do Matos, Parelhas, Assu, Campo Grande, São Vicente, Jaçanã, Parnamirim, Messias Targino e Areia Branca. Em Natal, são quatro núcleos de funcionamento distribuídos nos bairros de Mãe Luiza, Pajuçara, Redinha e Vila de Ponta Negra e nas demais localidades haverá um por Prefeitura. Cada núcleo tem capacidade para atender a 400 pessoas.
 
De acordo com o prof. Lerson Fernando, coordenador do projeto, juntamente com o prof. José Arnóbio de Araújo, em 2007, eram nove núcleos, gerando benefícios a um total de 3.600 integrantes. Além da assistência direta através dos núcleos, o programa trabalha com a promoção de eventos para uma média de público de 6 mil pessoas. Nas oficinas, há oferta de atividades esportivas e de lazer, como futebol, karatê, capoeira, dança, teatro, coral e artesanato. Já nos eventos, há o desenvolvimento de atividades culturais como ruas de lazer, colônia de férias, festival cultural e cinema popular.
 
A meta para este ano é atender 6.800 pessoas somente nos núcleos, fora a abrangência de um público muito maior, através da realização de eventos. Outro objetivo do programa é levar aos municípios a exposição "Brinquedos e Brincadeiras Potiguares: Identidade e Memória", de forma itinerante.
 
O programa é uma iniciativa do Governo Federal que visa apoiar ações de esporte e recreação em vários municípios do Brasil. O objetivo é desenvolver atividades de lazer para crianças, jovens, adolescentes, idosos, adultos, portadores de deficiência e pessoas com necessidades educacionais especiais.
 
 
Fonte: Gazeta do Oeste
Voltar