Prefeitura de Afonso Bezerra procura médicos

17/03/2008
A prefeitura de Afonso Bezerra, município da região Central, está à procura de médicos para preencher três vagas no programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).
 
O município mantém quatro equipes do programa, mas apenas uma dessas equipes dispõe de médico no momento. O prefeito José Robson de Souza lamenta que a população esteja sendo prejudicada por um problema antigo, que é a falta de interesse dos médicos pelo trabalho nas cidades que de pequeno porte que se localizam a mais de uma hora de Natal.
 
Consultas
 
O município, que fica a 174km de Natal, tem uma população 10 mil habitantes. Os profissionais do ESF fazem consultas domiciliares e atendem no Centro de Saúde Clóvis Avelino e no Posto de Saúde Luiz Ferreira de Lacerda. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde.
 
O trabalho inclui o tratamento de emergências de pequena gravidade e o acompanhamento diário de questões como hipertensão, diabetes, tuberculose, saúde da gestante, combate à mortalidade infantil, saúde do idoso, combate às verminoses, prevenção da Aids e das doenças sexualmente transmissíveis e combate às endemias.
 
Equipe
 
Cada equipe do programa deve ser formada por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e cinco agentes de saúde.
 
"As equipes que não tem médico estão fazendo o atendimento básico junto à comunidade, mas a presença do profissional é imprescindível", destaca o prefeito. Ele informa que os interessados no cargo devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, no horário das 7h às 13h. O telefone é (84) 3533-2527.
 
Estrutura
 
O prefeito informa que o município presta vários outros serviços de saúde à comunidade, além do trabalho do ESF. José Robson explica que os moradores têm acesso a exames laboratoriais, pequenas cirurgias e partos normais. Ele acrescenta que o município oferece consultas periódicas em especialidade como cardiologia e ginecologia - incluindo ultrassonografia. A população também pode fazer fisioterapeuta e tratamento odontológico completo sem sair do município.
 
"Também distribuímos remédios gratuitamente, mediante apresentação de receita", diz o prefeito. Ele ressalta que a prefeitura tem feito investimentos para melhorar os serviços de saúde na zona rural. O objetivo é oferecer o mesmo leque de serviços a que a população da zona urbana tem acesso.
 
Coleta
 
"Entre outras medidas, criamos a coleta de sangue em domicílio, para que os moradores possam fazer seus exames sem ter de se deslocar para a zona urbana", explica.
 
Ele destaca que os investimentos na área da saúde têm reduzido a necessidade de transferências de pacientes de Afonso Bezerra para a capital do estado. "Agora, precisamos de novos avanços, como o preenchimento das vagas para médicos nas equipes de saúde da família, por exemplo", completa.
 
 
Fonte: Diário de Natal
Voltar