Ministro autoriza ampliação do SAMU para regiões Seridó e Oeste do Estado

17/03/2008
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será ampliado para mais duas regiões do Rio Grande do Norte. Este foi um dos resultados da audiência que houve na semana passada entre o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e a governadora Wilma de Faria. Durante o encontro foi apresentada a proposta de integração entre as três SAMU existentes atualmente e a criação de mais duas centrais, sendo uma na região Oeste e outra no Seridó. A proposta foi aprovada e o ministro já autorizou o encaminhamento do processo.

A ampliação do Samu, que é referência no atendimento de casos de emergência, vai permitir que a população das regiões Oeste e do Seridó usufruam dos mesmos serviços oferecidos pelas unidades já existentes.

Além de garantir apoio para a ampliação do Samu no Estado, o ministro da Saúde autorizou a entrega de cinco ambulâncias para o Samu Metropolitanto, uma delas de suporte avançado, com equipamentos médicos semelhantes aos de uma UTI e as outras quatro de suporte básico, para substituição de frota.

As novas ambulâncias devem chegar ao Rio Grande do Norte ainda neste mês de março. Para atender à população de 1,1 milhão de habitantes dos municípios de Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, São José de Mipibú e São Gonçalo do Amarante foram investidos R$ 1,7 milhão na implantação do Samu Metropolitano.

Com informações da Assecom.
Voltar