Agricultor familiar tem ocupação e renda com projeto de agroindústria em São Pedro

17/03/2008
Há mais de dois anos, um grupo de donas de casa do município de São Pedro, região agreste do estado, reunidas em uma associação, sob orientação da Emater-RN, desenvolve um trabalho produtivo gerando ocupação e renda. Aproveitando o período de páscoa, as agricultoras familiares estão produzindo, em maior escala, ovos de chocolate, um dos itens mais procurados pela clientela, nesta época do ano. Este é o resultado de ações do Projeto de Agroindústria do Governo do Estado em parceria como o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Normalmente, a Associação Comunitária de Moradores do Bairro dos Fiéis, em São Pedro, atua com na produção de derivados de frutas da região; como o caju, maracujá, goiaba e cajá; além de macaxeira e batata. Segundo a presidente da instituição, Adriana Ferreira da Cunha, a produção de gêneros alimentícios é muito diversificada. São doces, cocadas, polpas de frutas, bolos, doce e salgados. 
A assistência técnica é de responsabilidade da extensionista rural da Emater-RN, engenheira agrônoma Neide Alcântara, que também coordena o projeto em outros municípios. Neide ressalta que na unidade de São Pedro, além das 11 mulheres, há a participação de três homens, todos agricultores familiares.
Entusiasmada com o sucesso do Projeto de Agroindústria, em seu município, Adriana Ferreira, ressalta que o escoamento da produção é garantido pelo consumo através da própria comunidade, da Prefeitura, que adquire os alimentos para servirem de complementação da merenda escolar na rede municipal de ensino. Cada agricultor associado pode receber até R$ 8,5 por dia.

Com informações da Emater-RN.
Voltar