Porto-Ilha em Areia Branca deverá ter obras concluídas em abril

18/03/2008
O diretor-presidente da Codern (Companhia Docas do Rio Grande do Norte), Emerson Fernandes disse que até o final de abril deverão estar concluída as obras que estão sendo realizadas no Porto-Ilha de Areia Branca e a expectativa é que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, venha ao Rio Grande do Norte participar da inauguração. 

Orçada em R$ 26 milhões, as obras de repotencialização do sistema de atracação do Porto Ilha estão dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Elas consistem na construção de dois novos dolfins (bóias de amarra de atracação de navios), reforço dos três existentes, além da construção do novo quadro de bóias. Quase todo o projeto já foi concluído. O Porto-Ilha é responsável por escoar mais de 95% do sal marítimo brasileiro. Após a obra, o único porto offshore (construído em alto-mar) do mundo terá sua capacidade redobrada.

O diretor da Codern, Emerson Fernandes visitou as obras de repotencialização do Porto-Ilha no final de semana acompanhado do diretor técnico-comercial,  Hanna Safieh. Segundo Emerson  as obras no cronograma. “Estamos agora concluindo a colocação das defensas (proteções) dos dolfins de atracação dos navios”, disse ele.

Emerson Fernandes viaja hoje  a Brasília, onde participa de encontro com o ministro dos Portos, Pedro Brito. Na pauta do encontro estão os projetos de dragagem do rio Potengi, ampliação do Cais de Barcaças e da área de armazenagem do Terminal Salineiro e a ampliação do Cais do Porto de Natal.

As obras de dragagem e derrocagem (retirada de rochas) de aprofundamento, no Porto de Natal, têm previsão de início em agosto e conclusão em dezembro de 2008. Serão investidos R$ 30 milhões.
Voltar