Estradas serão restauradas para suportarem as chuvas

19/03/2008
As estradas vicinais que ligam a sede de Rio do Fogo aos distritos desse município Litoral Norte vão receber obras de manutenção para suportar o tráfego durante o período das chuvas. Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras, o serviço de terraplanagem vai será feito nas estradas de terra que interligam a sede e as comunidades de Pititinga, Zumbi e Punaú, e na estrada que faz a ligação entre asa rodovias BR-101 e RN-064. O serviço deve ser concluído até o final de março, de acordo com o órgão municipal.
 
O município, que fica no Litoral Norte, é administrado pelo prefeito Francisco Chagas da Cruz, o Tico. Segundo informações fornecidas pela secretaria, algumas estradas já apresentam buracos e imperfeições e por isso o reparo se torna urgente. O objetivo é evitar que as chuvas, que devem se intensificar a partir deste mês, não piorem a situação, o que poderia não só atrapalhar a rotina dos moradores, mas também prejudicar transportes de emergência, como o das ambulâncias.
 
Todas as estradas que necessitam de reparos registram um tráfego intenso em ambos os sentidos, já que grande parte da população dos distritos costuma se deslocar para a sede regularmente, onde está concentrada a maior parte do comércio e das redes de educação e de saúde públicas, por exemplo.
 
A Secretaria Municipal de Obras também informa que várias outras obras serão feitas ao longo do ano, com recursos próprios do município e verbas provenientes de convênios administrativos com os governos estadual e federal. Uma dessas obras é a construção de uma escola na comunidade de Zumbi. A unidade vai ser implantada para suprir a demanda do distrito, que não tem nenhuma escola municipal atualmente. A construção da nova unidade vai acabar com a necessidade dos estudantes se deslocarem de sua comunidade, o que é considerado uma forma de combater a evasão escolar e aumentar melhorar os níveis de aprendizado.
 
Outra obra prevista para este ano é a reforma do terminal turístico de Pititinga. A estrutura funciona como um espaço de lazer para a comunidade, que a freqüenta, sobretudo nos fins de semana. O movimento de visitantes, que aumenta na alta-estação, mantém em funcionamento lanchonetes, bares e lojas de artesanato. Para dar mais infra-estrutura ao terminal e adequá-lo à quantidade de visitantes, a prefeitura vai fazer diversos serviços, como reparos de pintura e instalações elétricas e hidráulicas, além da criação de espaços para piquenique e de um estacionamento para ônibus de turismo.
 
Também há projetos na área da pavimentação e drenagem. Os investimentos irão beneficiar ruas da sede e no distrito de Pititinga, segundo informações da Secretaria Municipal de Obras.
 

Fonte: DN Online
Voltar