Aposentadoria para trabalhadores rurais é aprovada

19/03/2008
A Câmara realizou nesta terça-feira (18) uma sessão com intensa obstrução da oposição, em que foi discutido a medida provisória que propõe o direito de aposentadoria para trabalhadores rurais autônomos. Após sete horas, o Plenário a aprovou, garantindo uma aposentadoria de um salário mínimo para esta classe.
 
Criada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a medida entrou e saiu de pauta quatro vezes. Em dezembro, para abrir caminho à CPMF, o presidente a revogou. Em seguida ela foi reeditada. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), tachou a MP de "inconstitucional" e a descartou --para permitir a aprovação da TV Pública.
 
Para o relator da matéria, a medida tem um "grande" significado para os trabalhadores rurais. "Primeiro se nós imaginarmos que 4 milhões de pessoas irão receber um salário mínimo isso vai aumentar a economia brasileira, porque esses trabalhadores rurais sobrevivem  em seus municípios. É uma reparação social. Esse trabalhadores merecem uma reparação do Parlamento e do governo federal para que possam ter uma vida com direitos sociais, econômicos e cidadania", comentou o deputado Eudes Xavier (PT-CE).
 
Fonte: RN Notícias
Voltar