Açudes começam a sangrar na região Oeste do RN

24/03/2008
O açude do Encanto, no Alto Oeste potiguar, foi o primeiro a sangrar com as chuvas deste ano. Desde a última quarta-feira, 12, que a população da cidade contempla o fenômeno, transformando o açude em mais um ponto de lazer para as famílias.

Em Tabuleiro Grande, um dos principais riachos do município tem levado esperança às famílias que precisam do açude Cajá para o abastecimento humano. A constante corrente de água poderá fazer o lago voltar a sangrar depois de quatro anos, devolvendo a tranqüilidade à cidade, que precisa comprar água para beber.

Segundo o funcionário público João Moacir, se as chuvas continuarem no ritmo que vão, não será difícil que ocorra a sangria. `Hoje, o açude está em nível médio, mas desde 2004 não sangra`, disse ele denunciando que todo o esgoto da cidade desemboca dentro do açude, e por isso fica impossível beber da água.

Expectativa também com relação à sangria da barragem Santa Cruz do Apodi, que continua com bom volume de água, apesar das irregularidades do inverno. Com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos, a barragem é hoje a esperança para toda a região do Oeste, devido à criação do Sistema Adutor Alto Oeste.

Funcionários do Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS) também esperam que as fortes chuvas façam transbordar o açude público de Pau dos Ferros. De acordo com o coordenador da Comissão Gestora do manancial, Sebastião Nunes Guimarães, nesta semana o açude de Chico Cajá, próximo à barragem, já sangrou, o que é um bom sinal, apesar de não desaguar dentro do de Pau dos Ferros.

Guimarães afirmou que hoje a capacidade do açude é de 25,5 milhões de metros cúbicos, aproximadamente 45% de sua capacidade. `Pelas nossas previsões, se continuar chovendo assim, é possível que vejamos nova sangria, para o bem de toda a comunidade`.

Fonte: Tribuna do Norte
Voltar