Mais uma barragem sangra no interior do Estado

26/03/2008
Localizada entre os municípios de Caicó e São João do Sabugi, a barragem do rio Carnaúba, com capacidade de 30 milhões de metros cúbicos, começou a sangrar na tarde de ontem (25). Inaugurado em 2002, o reservatório tem como finalidade garantir a produção agrícola e pesca. Quando transborda, a água desce no rio Sabugi onde existem várias barragens submersas.

Já o açude Divino Espírito Santo (Esguicho), no município de Ouro Branco, que segunda-feira estava com pouco mais de 50% de sua capacidade, aumentou em seu volume, em menos de 24 horas, 1 metro e 65 centímetros. Ontem à tarde estava precisando de mais 1 metro e 70 centímetros para transbordar. Estava subindo um centímetro a cada dez minutos.

Com capacidade máxima de 30 milhões de metros cúbicos, a referida reserva transborda para o rio Barra Nova que desce para o açude Itans. O aumento do nível do açude do Esguicho é em conseqüência da sangria do açude de Santa Luzia/PB que atingiu ontem uma lâmina de transbordamento superior a um metro.

Ontem pela manhã uma equipe do Dnocs da Paraíba, comanda pelo engenheiro Gil Silva esteve em Santa Luzia. O engenheiro informou que estaria mantendo contato ainda ontem com a direção do órgão do qual é funcionário para solicitar a abertura de outra comporta do açude. “A prefeitura de Santa Luzia aterrou a comporta de uma lagoa auxiliar, mas por precaução vamos pedir à direção geral do Dnocs para abrí-la”, disse.

Segundo o engenheiro,  os rios que deságuam no açude Santa Luzia estão cheios e as previsões são de mais chuvas na região. O prefeito de Ouro Branco, Nilton Medeiros calcula que ainda esta semana o açude Esguicho estará transbordando, jorrando água em direção ao açude Itans localizado em Caicó.

O açude Itans ainda precisa subir em seu nível 6 metros e 43 centímetros para poder sangrar. O açude de Cruzeta precia de 3 metros e 77 centímetros; e o Marechal Dutra (Gargalheiras) em Acari de 4 metros e 94 centímetros.  O rio Piranhas que corta o Seridó em direção à barragem Armando Ribeiro Gonçalves apresenta um volume alto com tendência de aumentar cada vez mais.

Ontem à tarde o Complexo Coremas/Mãe Dágua que pereniza o rio Piranhas estava a apenas 40 centímetros da sangria. Quando sangrar o que pode ocorrer nas próximas horas, facilitará o transbordamento da barragem Armando Ribeiro Gonçalves que está com mais de 88 por cento de sua capacidade. Funcionários do Dnocs em Açu acreditam que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves vai sangrar ainda esta semana.

Fonte: Jornal Diário de Natal
Voltar