Chuvas interditam trecho de rodovia federal no Rio Grande do Norte

26/03/2008
O vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, e o secretário estadual de Infra-estrutura, Adalberto Pessoa estiveram na manhã de ontem nas áreas atingidas por fortes chuvas na região do Trairi. Ambos foram verificar os estragos causados pelo temporal e acompanhar o início das obras para a reconstrução dos trechos danificados nas rodovias RN-091 e RN-023.

Iberê anunciou as medidas emergenciais que estão sendo tomadas para atenuar os problemas no local. A cidade de São Bento do Trairi está ilhada desde a última quinta-feira, quando foi atingida por fortes chuvas. O acumulado chega a 576mm e já é maior que a média anual de chuvas, de 500mm. A obra inclui o aterramento do curso do riacho do Feijão, desviado pela força da enchente.

A situação de emergência eliminou a necessidade de licitação, o que vai apressar a conclusão da obra. A empresa EIT fará o serviço, que deve ser concluído em uma semana. Engenheiros do Exército Brasileiro também analisaram a situação da ponte. Segundo o vice-governador, duas caçambas, uma retro-escavadeira e um trator estão no local e o número de máquinas está sendo intensificado. O trabalho realizado ocorre de maneira gradual, já que a chuva ainda impede o avanço dos reparos.

Tratores foram disponibilizados para que comerciantes da cidade comprem mantimentos no município de Santa Cruz, que está servindo como base de atendimento à população de São Bento. Uma das preocupações era quanto às atividades do Programa do Leite. As providências já foram adotadas. O leite está sendo levado das cidades vizinhas.

O Governo do Estado promete atender à população de municípios que estão ilhados através de cestas básicas, além de atender aos pacientes que realizam hemodiálise duas vezes por semana na cidade de Natal. O transporte será feito através de helicóptero. Leitos foram disponibilizados no município de Santa Cruz para que o deslocamento à capital fosse facilitado. De acordo com o vice-governador, a situação no local é grave, mas as medidas emergenciais estão sendo tomadas.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte
Voltar