Chuvas levam 33 municípios a estado de calamidade pública

04/04/2008
É crescente o número de municípios que buscam oficializar estado de emergência e calamidade pública no Rio Grande do Norte em decorrência das chuvas. Segundo o secretário Leonardo Arruda, na última quarta-feira (02), 20 processos tramitavam na Secretaria de Justiça e Cidadania. Na manhã desta quinta (03), o número aumentou para 27 e até encerramento do expediente na secretaria, 33 processos já haviam sido encaminhados para oficialização.

Devido à gravidade da situação dos municípios atingidos pelas intensas chuvas o governo do Estado convocou uma reunião no fim da tarde de ontem destinada a todos os órgãos envolvidos no atendimento à população atingida pelas chuvas.

A reunião foi presidida pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza, onde foram anunciadas decisões emergenciais que serão aplicadas em áreas críticas do Estado. Entre as medidas está a recuperação das estradas. O Departamento de Estradas e Rodagem (DER), está recuperando pelo menos 15 rodovias que foram danificadas pelas intensas chuvas que caem no Estado.

Municípios

Em meio ao registro de fortes chuvas em toda a região, a cidade de Apodi figura como uma das mais atingidas pelos efeitos das águas. Com comunidades ilhadas desde o início da semana, o Vale do Apodi alcançou ontem nível crítico com a necessidade de remoção de centenas de famílias.
Parte das famílias desabrigadas foram acomodadas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi estrutura somada a casa de familiares.

Um dos quadros mais críticos na região do Vale do Açu observa-se no município de Ipanguaçu. Localizada geograficamente entre os rios Piranhas-Açu e Pataxó, ambos com a capacidade hídrica bastante elevada, a cidade é a mais suscetível de inundações, fato que já teve registro em 2004.

Na cidade de Carnaubais o setor da várzea e os trechos ribeirinhos do rio também enfrentam problemas, de acordo com o relato prestado pelo prefeito Zenildo Batista de Sousa (PMDB), adiantando que o quadro também é de calamidade pública. 

Em Riacho da Cruz, pelo menos treze açudes da cidade de perderam toda a capacidade de reserva na manhã de ontem numa ação em cadeia que resultou em danos em estradas e devastou plantações.

Monitoramento mostra chuvas acima da média 

O monitoramento pluviométrico realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) observa que durante o mês de março e início de abril as chuvas ocorridas superaram os valores da climatologia.

Chuvas com valores acumulados que superaram os 400 milímetros predominam em grande parte dos municípios das regiões Oeste e Central, chegando a mais de 500 milímetros em alguns municípios. Conforme mostra o monitoramento da Emparn, na próxima semana, entre os dias 7 e 10 de abril, está prevista uma nova ocorrência de chuvas.

Com informações do jornal O Mossoroense.
Voltar