Apenas três açudes ainda não sangraram no Rio Grande do Norte

09/04/2008
Apenas três dos 42 açudes administrados pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) no Rio Grande do Norte ainda não sangraram. Segundo o coordenador técnico do órgão, Antonio Marcos Nascimento, os açudes José Batista, em Poço Branco, Totoró e Currais Novos, em Currais Novos, devem alcançar suas capacidades máximas nos próximos dias. Mesmo com o alto índice pluviométrico e o crescente aumento no nível dos reservatórios, não há problemas registrados em relação à estrutura das barragens. ‘‘Todos os açudes estão sob controle’’, revelou Antonio Marcos.

O Açude Itans, em Caicó, era o que trazia mais preocupação, mas por ter estiado está sob controle. Já a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves é a que apresenta a maior vazão, com 2,4 bilhões de metros cúbicos, e a maior lâmina de água, chegando a 3,58 metros, atualmente. A menor sangria até o momento foi do Açude Caldeirão, em Parelhas, com 18 centímetros.

Para o coordenador técnico do Dnocs, as barragens estão cumprindo um papel fundamental de proteger as cidades contra o avanço das águas, apesar de algumas terem sido inundadas pelas águas. ‘‘A população do Baixo Assu, por exemplo, foi prejudicada, mas se não fossem as barragens teria sido pior’’, disse Antonio Marcos, lembrando que as construções estão contendo a força das águas.

Previsão

Informações divulgadas no site da Emparn apontam uma diminuição no volume de chuvas até amanhã devido ao enfraquecimento da Zona de Convergência Intertropical. Porém as chuvas se intensificam no final da semana em todas as regiões do Estado. Entre os principais fatores que influenciam as precipitações estão o aumento da temperatura do Oceano Atlântico Norte e a chegada de uma frente fria sobre a região Nordeste.

De acordo com o monitoramento pluviométrico realizado pela Emparn, as chuvas ocorridas desde março até 5 de abril superaram os 400 milímetros, especialmente nos municípios das regiões Oeste e Central. Para os próximos dias, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro com formação de áreas de instabilidades em pontos isolados dessas regiões. Nos demais pontos do estado o sol aparecerá entre núvens com a possibilidade de chuvas isoladas.

Hoje em Natal, a temperatura mínima chega aos 23,9 graus Celsius (C) e a máxima a 30,2 C. Amanhã o tempo permanece estável com mínima de 23,8 C e máxima de 30 C. O último boletim pluviométrico divulgado pela Emparn, referente ao período de 7h de segunda-feira até às 7h de ontem, registrou 6 milímetros de chuva em Natal. As cidades com maior índice pluviométrico, no mesmo período, foram Arês (163,5 mm), Nísia Floresta (93,1 mm) e São José de Mipibu (86,1 mm), todas localizadas na região Leste.

Fonte: Diário de Natal
Voltar