Sebrae homenageia prefeitos potiguares em Brasília

18/04/2008
Um projeto de melhoramento genético de ovinos e caprinos implantado na zona rural do município garantiu ao prefeito Salomão Gurgel (PT) o selo de Prefeito Empreendedor, prêmio concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae). O prêmio estadual ficou com a prefeitura de Timbaúba dos Batistas com um projeto na área de artesanato.
 
No Rio Grande do Norte, a cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor que seria realizada no início deste mês, foi cancelada devido aos problemas decorrentes das fortes chuvas que assolam no período.
 
Para o superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o prêmio instituído pelo Sebrae Nacional, é uma forma de valorizar o trabalho dos prefeitos que adotaram a causa da micro e pequena empresa como prioridade na gestão municipal.  "Estamos premiando os melhores modelos de gestão, que se destacaram na promoção do desenvolvimento das microempresas e do crescimento econômico e social do município", afirma Melo.
 
Na quarta-feira, 16, em Brasília, foi feita a entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, uma espécie de Oscar da gestão municipal, aos prefeitos que venceram nacionalmente a 5ª edição do prêmio. Foram dez vencedores: cinco regionais, sendo um por cada região, e cinco destaques temáticos.
 
O prêmio é oferecido pelo Sebrae para prefeitos que se destacam com ações que têm resultados concretos de desenvolvimento municipal via apoio aos micro e pequenos negócios. "O negócio é o desenvolvimento", confirmava o slogan nos cartazes expostos no local da premiação, o antigo hotel Blue Tree. A premiação foi troféus e viagem técnica internacional.
 
Os vencedores regionais foram os prefeitos Patrícia Aguiar, de Tauá (CE), pela região Nordeste; Eduardo Pedrosa Cury, de São José dos Campos (SP), pelo Sudeste; Pedro Henrique Bertolucci, de Gramado (RS), pelo Sul; Nelson Trad Filho, de Campo Grande (MS), pelo Centro-Oeste; e Iradilson de Sousa, de Boa Vista (RR), pelo Norte.
 
Venceram a categoria destaques temáticos os prefeitos José Hilário Junges, de Tupandi (RS), no destaque "Acesso ao Crédito"; Antônio Marcos de Souza, de Petrolândia (PE), no destaque "Royalties e Compensações Financeiras"; Emídio de Souza, de Osasco (SP), no destaque "Formalização". Rubens Bomtempo, de Petrópolis (RJ), no "Desburocratização e Desoneração Tributária"; e Tadeu Palácio, de São Luís (MA), no destaque "Compras governamentais".
Cerca de 80 cidades concorreram à etapa nacional
 
Ao todo, 79 prefeituras concorreram à etapa nacional. Todos eles ou seus representantes subiram ao palco e foram homenageados. As homenagens se estenderam aos 1.362 administradores municipais inscritos no prêmio em todo o País e até aos que sequer participaram, mas que apóiam esses empreendimentos.
 
O balanço dos vitoriosos é o mesmo. Investir no empreendedorismo significa benefícios hoje e ainda assegura melhores frutos para os municípios no futuro. Basta que os administradores estejam atentos às necessidades da sociedade e tenham a sensibilidade de perceber que facilitar a vida dos micro e pequenos negócios é estratégico para o desenvolvimento local na área econômica e social.
 
CONTÁGIO
 
 As avaliações dos prefeitos confirmam a constatação do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto. Segundo ele, a causa das micro e pequenas empresas contagia e apaixona prefeitos Brasil afora. De acordo com Okamotto, criado para fazer com que os prefeitos percebessem a importância estratégica de apoiar os pequenos negócios, o prêmio acabou "atingindo a alma" de muitos administradores municipais, o que é demonstrado com o avanço na quantidade de ações municipais beneficiando o segmento e se refletindo em desenvolvimento local.
 
No entendimento de Okamotto, ao receberem o "carimbo" do Sebrae como prefeitos  empreendedores, esses administradores passam a ter uma responsabilidade com o segmento para toda a vida. "A partir daí vocês são aliados eternos na defesa da causa das micro e pequenas empresas", disse reforçando a importância estratégica de apoiar o segmento para a promoção do desenvolvimento econômico e social dos municípios e do País e das parcerias para que esses objetivos sejam atingidos.
 
O Prêmio Prefeito Empreendedor é uma realização do Sebrae em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos e Associação Brasileiras dos Municípios.
 
 
Fonte: O Mossoroense
Voltar