Reduções nas tarifas de energia elétrica do RN passam a valer nesta segunda

22/04/2008
Reduções nas tarifas de energia elétrica do RN passam a valer a partir desta segunda
Começa a valer nesta segunda-feira (22) o reajuste na tarifa de energia elétrica no Rio Grande do Norte, divulgado na semana passada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As contas faturadas a partir de hoje terão redução média de 5,8%. Porém, para 99,7% dos usuários a diminuição será de 2,14%.

Os percentuais de reajustes são todos negativos, mas variam de acordo com a categoria dos consumidores. Para os clientes que fazem parte do grupo de Baixa Tensão (usuários residenciais e comerciais de pequeno porte), a redução será de 2,14%. Para os demais (Alta Tensão) - grandes empresas que representam apenas 0,3% dos mais de 956 mil clientes da Cosern -, os índices variam entre  -16,57% e -0,14%.

De acordo com informações da Aneel, o que houve este ano não foi o reajuste anual, mas uma Revisão Tarifária, processo pelo qual as concessionárias do país passam, geralmente, a cada quatro anos e analisa a estrutura administrativa e financeira da empresa de forma mais profunda.

A agência considerou diversos fatores para definição das novas tarifas, entre eles, os custos com encargos setoriais e impostos que representam cerca de 32% do total da conta média de energia; despesas com a compra e transmissão de energia 32%; custos de operação, manutenção, expansão do sistema, administração do serviço e remuneração dos investimentos 36%.

“Apesar dessa redução tarifária, a Cosern adotará as ações necessárias para que a qualidade do fornecimento mantenha-se com a mesma qualidade hoje observada”, informou a concessionária em nota enviada à imprensa local.

Com informações da Tribuna do Norte.
Voltar