Governadora consegue seguro-desemprego para pescadores de Macau e Açu

23/04/2008
Os pescadores de Macau e do Vale do Açu receberão um seguro-desemprego especial para compensar os prejuízos causados pelas enchentes nas duas regiões. A ajuda foi confirmada na tarde desta terça-feira (22), em Brasília, pela governadora Wilma de Faria. Ela conseguiu a liberação dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) durante reunião com o ministro interino do Trabalho e do Emprego, André Peixoto Figueiredo Lima.

O dinheiro será liberado até o final de abril pelo Conselho Deliberativo do FAT, após envio de parecer técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Assim que voltar para Natal, na quinta-feira (24), a governadora vai pedir ao Ibama pressa na elaboração do laudo que atestará a necessidade do auxílio aos trabalhadores da pesca.

A notícia da liberação do seguro-desemprego aconteceu apenas quatro dias após a visita da governadora ao município de Macau. Ela esteve na última sexta-feira (18) na região onde anunciou a construção da ponte de alvenaria que liga a cidade à Ilha de Santana, no lugar da anterior, de madeira, derrubada pelas fortes chuvas, e a adoção de medidas emergenciais, como a distribuição de cestas de alimentos aos moradores prejudicados pelos temporais. Na ocasião, Wilma também confirmou a reconstrução dos sistemas de abastecimento de água e do emissário de esgoto submarinos no Rio Piranhas-Açu destruídos pelas enchentes.

Ao lado do secretário do Trabalho, da Habitação e da Ação Social (Sethas), Fabian Saraiva, e do assessor de Comunicação Social, Rubens Lemos Filho, Wilma pediu ao ministro do Trabalho apoio do governo federal, com a liberação de recursos, para um projeto de qualificação profissional e geração de emprego nos setores estratégicos do Estado, que será lançado pelo Governo em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com investimento de R$ 1,5 milhão, cerca de dois mil trabalhadores serão treinados em 2008 pelo programa.

Durante a audiência, o ministro André Peixoto garantiu à governadora ainda que o Rio Grande do Norte terá direito a mais vagas do que o previsto inicialmente no Pró-Jovem Trabalhador. O programa de qualificação profissional e de geração de renda do governo federal, que tramita no Congresso por meio de uma Medida Provisória, deverá ofertar entre 20 e 30 mil vagas para o Estado.

Com informações da Assecom.
Voltar