As crianças de área rural também têm direito a estudar em escolas próximas de casa. Hoje, porém, os estudantes do campo enfrentam grandes distâncias para chegar à instituição de ensino mais próxima. Em OfÃcio-circular enviado à s secretarias municipais de educação, foi destacada e existência de R$ 200 milhões disponÃveis para a construção de 229 escolas rurais em todo paÃs. Os prefeitos interessados têm prazo até 31 de maio para responder.
Há municÃpios prioritários para o atendimento do MEC, mas todos os prefeitos podem pedir o financiamento. É necessário, entretanto, apresentar a documentação exigida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), como a comprovação de domÃnio dos terrenos nos quais serão construÃdas as escolas. `É essencial que esse território seja público`, explicou o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Lázaro.
Especialistas do Conselho Nacional da Educação (CNE) concordam que a melhor saÃda é ter escolas próximas dos estudantes, mesmo que isso implique a construção de unidades para o atendimento de poucas crianças. A viagem dos alunos à s escolas mais próximas muitas vezes é tão cansativa que praticamente impossibilita o aprendizado. Além disso, os custos do transporte escolar muitas vezes superam os gastos de manutenção de pequenas escolas.
De acordo com André Lázaro, nesse primeiro momento deve-se dar prioridade à construção de escolas que atendam as crianças da sexta à nona série do ensino fundamental. “Elas são mais frágeis e se cansam mais facilmenteâ€, ressaltou.
Apoio
Como a orientação para a construção de escolas rurais partiu de entidades federais, o MEC decidiu liberar recursos financeiros e também oferecer apoio técnico. O ofÃcio circular enviado à s prefeituras contém orientações sobre a planta das escolas, que devem ter de quatro a seis salas de aula.
Especialistas do Conselho Nacional da Educação (CNE) concordam que a melhor saÃda é ter escolas próximas dos estudantes, mesmo que isso implique a construção de unidades para o atendimento de poucas crianças. A viagem dos alunos à s escolas mais próximas muitas vezes é tão cansativa que praticamente impossibilita o aprendizado. Além disso, os custos do transporte escolar muitas vezes superam os gastos de manutenção de pequenas escolas.
De acordo com André Lázaro, nesse primeiro momento deve-se dar prioridade à construção de escolas que atendam as crianças da sexta à nona série do ensino fundamental. “Elas são mais frágeis e se cansam mais facilmenteâ€, ressaltou.
Apoio
Como a orientação para a construção de escolas rurais partiu de entidades federais, o MEC decidiu liberar recursos financeiros e também oferecer apoio técnico. O ofÃcio circular enviado à s prefeituras contém orientações sobre a planta das escolas, que devem ter de quatro a seis salas de aula.
As polÃticas públicas adotadas pelo MEC atendem as diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo traçadas pelo CNE e publicadas na Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002.
Qualidade
Levantamento feito pelo MEC demonstra que grande parte dos municÃpios que apresentaram baixos Ãndices de qualidade da educação tem muitos alunos na área rural. A estratégia do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é ir até as localidades nas quais a aprendizagem está prejudicada e traçar um diagnóstico da educação na região. “Deixamos de ter uma relação passiva e assumimos a responsabilidade em garantir o direito à educação a essas criançasâ€, destacou Lázaro.
Com informações do Ministério da Educação.
Qualidade
Levantamento feito pelo MEC demonstra que grande parte dos municÃpios que apresentaram baixos Ãndices de qualidade da educação tem muitos alunos na área rural. A estratégia do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é ir até as localidades nas quais a aprendizagem está prejudicada e traçar um diagnóstico da educação na região. “Deixamos de ter uma relação passiva e assumimos a responsabilidade em garantir o direito à educação a essas criançasâ€, destacou Lázaro.
Com informações do Ministério da Educação.