Pau dos Ferros está na disputa pelo selo Unicef

28/04/2008
Se depender da força de vontade da equipe de articuladores do município de Pau dos Ferros para conquistar o Selo UNICEF 2008, a cidade será mesmo contemplada com o certificado. A articuladora do Selo Unicef em Pau dos Ferros é Neuma Maria da Costa França que, juntamente com uma equipe que envolve servidores das Secretarias Municipal de Saúde, Educação e Assistência Social vem montando estratégias de ações para conquista do selo.

Recentemente a equipe participou em Natal do Encontro Estadual de Articuladores do Selo Unicef. O encontro serviu para direcionar os articuladores na tomada de decisões e das ações propostas pelo selo em cada município, onde foi debatido o lançamento do Guia de atendimento; Direito da criança e adolescente, Cronograma do selo, Comunicação na participação social, Esporte e Cultura.

O prefeito Leonardo Rego destaca a grande importância do Selo Unicef. `O título é referência de qualidade de vida e pode facilitar uma série de parcerias, inclusive internacionais. É renovável, ou seja, os municípios terão que manter ou ampliar seus cuidados com as crianças e adolescentes, para conquistá-lo ou renová-lo`, disse o prefeito, que espera que o seu município conquiste a premiação este ano.

Selo Unicef

Com o selo, o UNICEF acompanha e certifica a gestão municipal proporcionando visibilidade nacional e internacional aos municípios aprovados, ou seja, àqueles que garantiram os melhores resultados na implementação das políticas públicas destinadas à infância e à adolescência.

O Selo Unicef é uma iniciativa concreta para auxiliar o país a cumprir o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os quais o Brasil se comprometeu a atingir até 2015. A proposta do selo vai além do monitoramento e da avaliação, pois estimula a mobilização nos municípios, o intercâmbio de experiências e a articulação.

Para a conquista do Selo UNICEF, os municípios precisam se mobilizar para envolver as crianças e adolescentes na luta pelos seus próprios direitos e conquista de espaços de cidadania. Para avaliar a participação social das crianças e da comunidade, o UNICEF avalia a mobilização em quatro áreas: Educação Ambiental, Cultura, Comunicação e Participação Política.

Resultados que os municípios precisam para ter o Selo:

- Redução da taxa de mortalidade infantil
- Aumento da porcentagem de gestantes com 7 ou mais consultas de pré-natal
- Redução da porcentagem de crianças de até dois anos desnutridas
- Aumento da porcentagem de gestantes de 15 a 19 anos realizando 4 ou mais consultas pré-natal
- Aumento da taxa de atendimento de crianças de 4 a 6 anos na educação infantil e/ou no ensino fundamental
- Aumento da taxa de escolarização líquida no ensino fundamental
- Redução da taxa de distorção idade/série no ensino fundamental da rede municipal
- Redução do abandono escolar no ensino fundamental
- Implementação de Conselhos de Direitos das Crianças e dos Adolescentes e Conselhos Tutelares
- Desenvolvimento de projetos de educação ambiental nas escolas, de participação de adolescentes no promento cultural e de comunicação, sempre com a participação das crianças e dos adolescentes

Com informações da Gazeta do Oeste.
Voltar