MEC irá avaliar alfabetização nas escolas públicas do país

30/04/2008
Responder como está a alfabetização das crianças das redes públicas é um desafio que têm, em 2008, os 5.564 municípios do país. A aplicação da Provinha Brasil nas turmas de alfabetização não é obrigatória, mas é um instrumento de auto-avaliação que o Ministério da Educação (MEC) oferece aos gestores do ensino fundamental e aos professores.

Do conjunto de municípios, os 3.133 com os menores Índices de Desenvolvimento da Educação (Idebs) receberão o material e as orientações impressas. Do Rio Grande do Norte, 141 municípios estão incluídos. Os demais têm acesso ao kit da Provinha Brasil pela internet.

Dados da Coordenação de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) indicam que foi concluída na última sexta-feira (25), a postagem do kit para os 3.133 municípios. A Provinha Brasil foi elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em conjunto com a SEB.

Técnicos da Coordenação de Ensino Fundamental da SEB explicam que a Provinha é um instrumento dos municípios e que gestores, diretores e professores vão escolher o melhor momento de aplicá-la. Um dos objetivos do teste é identificar possíveis dificuldades das crianças em fase de alfabetização e corrigi-las, para que elas não cheguem às séries mais avançadas sem ter consolidadas as habilidades da leitura e da escrita.

No documento que trata da Provinha, o Inep diz que o teste deve ser respondido por alunos com um ano de escolarização no ensino fundamental e que os gestores deverão se responsabilizar pelo sigilo das provas, aplicação e correção.

A lista dos 3.133 municípios com os menores índices de desenvolvimento da educação, por estado, contempla municípios de 26 estados. Apenas o Distrito Federal não receberá provas impressas.
 
Diagnóstico

Com esta avaliação o MEC tem o intuito de oferecer aos gestores públicos e aos professores de suas redes informações sobre o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções com vista à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.

A adesão das secretarias estaduais e municipais de educação à Provinha Brasil é voluntária e sua realização é feita via Internet, nesta mesma página. Após a adesão as secretarias poderão fazer download do kit da Provinha Brasil, devendo se responsabilizar pelo sigilo do teste, sua aplicação e correção. No entanto, 3.133 municípios receberão o material impresso, que será entregue diretamente na Secretaria de Educação.
 
Nesta primeira edição da Provinha Brasil serão avaliadas habilidades relativas ao processo de alfabetização e letramento inicial dos alunos e, posteriormente, pretende-se incluir as habilidades referentes ao letramento em Matemática.

Com informações do jornal O Mossoroense
Voltar