Sebrae premia prefeitos que apóiam empreendedorismo

30/04/2008
O empreendedorismo de gestores públicos do Rio Grande do Norte foi premiado nesta terça-feira (29), pelo Sebrae RN, na solenidade de entrega do prêmio “Prefeito Empreendedor”. Mossoró e Apodi tiveram destaque especial, mas a premiação maior foi para o município de Timbaúba dos Batistas.

A prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, e o de Apodi, José Pinheiro Bezerra, foram premiados na categoria Destaque Temático. Fafá na área de royalties e compensação financeira, e José Bezerra na área de compras governamentais.

Fafá disse que não foi preciso grandes investimentos para administrar bem a compensação paga pela Petrobras. `Não existe dificuldade, apenas boa administração, honestidade e aplicação do dinheiro em obras estruturantes e áreas básicas. Afinal, o petróleo é um bem não renovável e precisamos cuidar da cidade enquanto ele ainda gera riquezas`, declarou.

No ano passado, a Petrobras pagou R$ 18,8 milhões em royalties pela produção de petróleo e gás a Mossoró, o segundo maior valor do estado, perdendo apenas para Macau (R$ 19 milhões).

Destaques

O prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Araújo ressaltou o trabalho em conjunto, com entidades, governo e bordadeiras, como a base mais importante para o sucesso do projeto de artesanato que lhe deu o prêmio maior no estado. Para Ivanildo, os bons resultados são fruto de planejamento e investimentos bem direcionados.

Segundo ele, sua gestão consegue ampliar esses conceitos para as outras áreas da cidade. `Estamos atentos a melhorias em todas as áreas. Na educação, por exemplo, conseguimos atrair uma universidade privada para a cidade`, comenta.

Os três prefeitos foram finalistas em nível nacional, no qual concorreram 91 prefeitos do país. O evento no Sebrae Nacional ocorreu na semana passada, mas no RN foi adiado para ontem devido às complicações com as chuvas no interior do estado.

No total, 15 prefeitos de municípios potiguares participaram do prêmio. Treze atingiram percentual de 50% ou mais da pontuação máxima estabelecida pelo regulamento e receberam o “Selo prefeito Empreendedor”.

Para o superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo, o prêmio mostra como é possível as prefeituras usarem conceitos básicos de administração e lançar mão da criatividade para melhorar a vida da população, gerando emprego e renda. “É um exemplo de como a gestão inspirada no setor privado pode beneficiar o setor público”, disse Zeca.

Fonte: Tribuna do Norte
Voltar