Selo Unicef mobiliza jovens do município de Parnamirim

05/05/2008
Cerca de 1.500 pessoas, a maioria estudantes das redes municipal e estadual de ensino, participaram da mobilização pela conquista do Selo Unicef, um reconhecimento internacional criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância como forma de premiar os municípios brasileiros que se destacam na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.
 
A mobilização realizada no último dia 30, nas ruas de Parnamirim, terminou com um grande mutirão na praça central da cidade. Portando faixas, distribuindo panfletos e usando carros de som, os estudantes convocavam os moradores a se engajar na luta por melhores indicadores sociais e participação popular nas políticas públicas do município.
 
Terceiro município mais populoso do Estado, com 172 mil habitantes, Parnamirim é uma cidade de jovens. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) 42.554 habitantes, ou 24,6% do total, tem menos de 15 anos.
 
Se fosse criada uma cidade só com os jovens nessa faixa etária, seria a nona maior cidade do Rio Grande do Norte, à frente de Currais Novos, São José do Mipibu, Nova Cruz. `Daí a importância da mobilização`, afirma a coordenadora executiva do Gabinete Civil Sandely Araújo.
 
`Além de uma iniciativa voltada para a renovação do Selo Unicef, a movimentação é também uma chance de a população conhecer o que está sendo feito para melhorar a vida de suas crianças e adolescentes`, informa Sandely.
 
`É importante a nossa participação porque mostra que os jovens apóiam essa luta`, disse a estudante Walesca Medeiros, 13 anos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Santos Dumont. `O Selo Unicef só vem a contribuir com a melhoria da Educação em nossa cidade` acrescentou Suerda Ramalho, 14, aluna da Escola Costa e Silva.
 
O município de Parnamirim conquistou o Selo Unicef em 2006 e agora luta pela renovação. Este ano, 165 municípios norte-rio-grandenses estão na disputa.
Voltar