Secretaria de Recursos Hídricos vai recuperar barragem Campo Grande

06/05/2008
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), emitiu ordem de serviço para recuperação do controle de vazão da barragem Campo Grande, no município de São Paulo do Potengi. A obra, com investimento total de R$ 102.922, vai melhorar a perenização do rio Potengi, diminuída desde que um rompimento no sistema de controle do fluxo da água surgiu. 

Para o vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, a obra será realizada no sentido de recuperar os reservatórios após as intensas chuvas no Rio Grande do Norte. `Após os momentos de crise, a secretaria agora está focada em trabalhar para restabelecer a situação das barragens. O caso de Campo Grande é especial pela importância que tem para as cidades da região`, explicou Iberê.

A empresa responsável pela obra será a GMA Engenharia, que terá 90 dias para finalizar os serviços na barragem. No local, haverá desmontagens e montagens de equipamentos hidro-mecânicos, principalmente no registro de vazão. A necessidade da recuperação surgiu depois do rompimento do sistema de controle do fluxo da água, que vinha prejudicando a perenização do rio Potengi.

Após a conclusão da obra, técnicos da Semarh fiscalizarão o serviço para analisar se a execução solucionou definitivamente o problema de Campo Grande. A barragem, localizada na bacia hidrográfica do Potengi tem capacidade de 34 milhões de metros cúbicos, perenizando o rio Potengi e auxiliando na atividade da piscicultura e na agricultura irrigada da região.
 
Com informações da Semarh.
Voltar