Santa Cruz quer erguer maior estátua religiosa da América Latina

07/05/2008
O município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, a 111 km de Natal, pretende erguer no alto do Monte Carmelo (conhecido como Cruzeiro) a maior estátua religiosa da América Latina.
Quando pronta, a estátua atingirá 42 metros de altura e será maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura. A estátua levará a imagem de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade, e será erguida em uma base de três metros, com 42 metros de altura e mais 8 de resplendor, totalizando 53 metros de construção.

A licitação da obra, promovido pela Prefeitura de Santa Cruz, já foi iniciada e deverá ser concluída até o fim do mês. Os primeiros 20 metros das formas gigantes que vão moldar a estátua já estão prontos e a previsão é de terminar a obra até dezembro. A obra terá um investimento de mais de R$ 4 milhões.

O monumento está em processo de moldagem desde o mês de janeiro, pelo arquiteto, escultor e professor da Universidade Federal da Paraíba Alexandre Azedo Lacerda. O processo de moldagem da escultura é desenvolvido por técnica criada pelo próprio Alexandre. Inicialmente é feita uma estrutura em madeira, em seguida ela é preenchida com argila e a partir daí é aplicada uma camada de gesso sobre a argila. Depois, os moldes que darão forma à estátua em concreto armado são separados.

O arquiteto projetou a estátua de Frei Damião em Guarabira (PB) e é filho de Armando Lacerda Marfden, escultor da estátua de Padre Cícero, em Juazeiro (CE), de 27 metros de altura, inaugurada no ano de 1969.

Com informações da Gazeta do Oeste.
Voltar