Governadora convoca prefeitos para mutirão de combate à dengue

09/05/2008

A governadora Wilma de Faria está convocando os prefeitos dos 167 municípios potiguares para uma reunião na próxima segunda-feira (12), às 15h, no auditório da Emater, no Centro Administrativo, onde serão discutidas estratégias para um grande mutirão de combate à dengue. “O combate á dengue não é uma ação apenas do governo, mas de toda a sociedade. O governo faz a sua parte, mas todos os cidadãos precisam estar engajados na batalha para vencer o mosquito aedes aegypti”, disse Wilma de Faria.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) na última quarta-feira (7), há incidência de dengue em 154 municípios do Rio Grande do Norte. Desde 1º de janeiro deste ano, já são 19.157 casos notificados, sendo 690 com suspeita de febre hemorrágica da dengue – 78 já confirmados. Segundo o levantamento, 41 pessoas teriam morrido com sintomas da dengue, mas apenas dois casos foram confirmados até agora. O boletim considera as notificações até o dia 3 de maio.

Em razão desses números, a governadora resolveu, numa ação mais enérgica, decretar estado de emergência no Rio Grande do Norte. O decreto vai permitir à Secretaria de Saúde maior agilidade na contratação de serviços e insumos necessários ao trabalho dos técnicos em todos os municípios com alto índice de dengue, conforme explica o secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcanti.

“Tanto este decreto quanto a convocação dos prefeitos é de suma importância para o nosso trabalho. Precisamos discutir as dificuldades enfrentadas por todos os municípios, principalmente aqueles que já apresentam quadro de epidemia e apontarmos soluções conjuntas para frearmos o crescimento da dengue no nosso Estado”, completa Adelmaro.

Fonte: Governo do RN

Voltar