Epidemia de dengue provoca redução na atividade turistica do RN

13/05/2008
A notícia da epidemia de dengue no Brasil está afugentando o turista estrangeiro do país e Natal está sofrendo perdas econômicas com a diminuição da atividade. Segundo Murillo Felinto, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira seccional RN (ABIH-RN), a notícia de um português que voltou para a Europa com dengue repercutiu negativamente em todo o Brasil e os estrangeiros estão cancelando os vôos para Natal.

A ministra do Turismo, Marta Suplicy reconheceu que a repercussão negativa da doença vem trazendo perdas no turismo em todo o Brasil. A ministra acredita que as prefeituras municipais devem fazer a sua parte para a prevenção da doença. `Fui prefeita e, para ser sincera, sei exatamente como é a responsabilidade. Isso é responsabilidade de prefeitura. Estou falando isso para o Rio de Janeiro, mas estou falando porque muitas cidades estão nos escutando. Você, prefeito, vista a camiseta e pegue o sábado para tocar a campainha dos lugares onde tem foco.`, declarou Marta para a Agência Brasil.

Ainda não há dados quanto à perda, mas Murillo afirmou que houve uma `queda assustadora no turismo internacional`. Segundo ele, o turista estrangeiro consegue dissociar a imagem da violência do centro-sul com a tranqüilidade do nordeste, mas a imagem da epidemia de dengue afeta todo o Brasil. O secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, afirma que a dengue `está prejudicando muito o turismo internacional, as embaixadas estão aconselhando o turista a não vir para o Brasil`.

Chuvas

Fernando Bezerril afirma que as chuvas também prejudicam o fluxo turístico por aqui. Segundo ele, as perdas chegam a 30%. `Quando o Bom Dia Brasil dá uma matéria com as chuvas aqui em Natal, imediatamente temos perdas`. Para Murilo, a perda com as chuvas afeta mais o interior do Estado. `Toda e qualquer notícia afugenta o turista, mas no caso das enchentes, acredito que o impacto negativo é maior no interior`, disse Murillo.

O impacto negativo das chuvas e da dengue no RN é, ainda, intensificado por causa do período de baixa estação. `Esse é um período de baixa estação e já temos uma perda de 40% nesse período`, afirmou o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes. Para tentar diminuir as perdas, o secretário municipal tem um projeto de incentivar o turismo de eventos. `Quando tem um congresso nacional na cidade, muita gente conhece Natal, gosta e acaba ficando um tempinho a mais`, revelou Bezerril.

Com informações do Correio da Tarde.
Voltar