Secretaria vai elaborar projetos de saneamento de novos municípios

14/05/2008
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), publicou nesta terça-feira (13), o edital de licitação para elaborar projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário para 31 municípios norte-rio-grandenses beneficiados com a transposição do rio São Francisco. Os recursos para a execução da consultoria são da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e o prazo para a entrega dos envelopes para concorrência vai até o dia 7 de julho.

O projeto de integração das bacias do rio São Francisco garantirá para o Rio Grande do Norte o abastecimento seguro de 95 municípios, totalizando 1,2 milhão de pessoas beneficiadas até 2025. No entanto, para que os recursos hídricos provenientes da transposição possam ser utilizados, as cidades precisam de esgotamento sanitário, foco de trabalho da Semarh atualmente.

O vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, afirmou que o Governo do Estado está se preparando para receber os recursos da transposição. `O RN será beneficiado pelo projeto, mas para receber esse recurso é preciso executar uma infra-estrutura completa, que inclua o esgotamento sanitário das cidades`. Segundo Iberê, a interligação de bacias do `Velho Chico` com o Nordeste Setentrional beneficiará quatro Estados: RN, PB, PE e CE.

No RN, os municípios beneficiados com a elaboração de projetos para sistemas de abastecimento de água são: Apodi, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Ipueira, Itajá, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Santana dos Matos, Santana do Seridó, São João do Sabugi, Tabuleiro Grande.

Os municípios que receberão projetos para esgotamento sanitário são: Acari, Açu, Apodi, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Francisco Dantas, Ipueira, Itajá, Itaú, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, José da Penha, Jucurutu, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Ouro Branco, Parelhas, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Riacho da Cruz, Santana dos Matos, Santana do Seridó Sõ Fernando São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São João do Seridó, São Rafael, Serra Negra do Norte, Tabuleiro Grande e Timbaúba dos Batistas.

Com informações da Gazeta do Oeste.
Voltar