Municípios desenvolvem ações de combate à dengue

14/05/2008
Um exemplo de que ações efetivas e continuadas de combate focal associado à educação popular são implacáveis contra a proliferação do mosquito é o que vem sendo realizado em na cidade de Várzea, na região Agreste. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2008, não foram registrados casos de dengue no município. O prefeito assegura que não há subnotificação, mas um trabalho focado na prevenção.

Genivaldo Carvalho afirma que desde que assumiu, há oito anos, não tem notícias de um caso de dengue no município de pouco mais de 5.000 habitantes. Ele conta que sete agentes de endemias fazem visitas domiciliares continuamente e a população é motivada, através de eventos, a adotar medidas preventivas.

`Toda a classe estudantil é mobilizada em trabalhos escolares, feiras de ciências, e nós realizamos mutirões de combate à dengue nos períodos de maior incidência da doença no Estado`, revela o prefeito Genivaldo Carvalho.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que 79 apresentam mais de 300 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. A doença já foi registrada em 154 municípios, que somam 19.176 casos notificados, sendo 690 suspeitos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD).

Um dos municípios que apresenta maior incidência é Galinhos, na região Litorânea, com 2.149 habitantes, onde foram registrados 147 casos até agora. Segundo o prefeito Ricardo Araújo, a alta incidência foi registrada nos primeiros meses. Ele garante que a situação está sob controle atualmente. `Nós fizemos um trabalho muito bom em toda a cidade, envolvemos a população, e podemos garantir que hoje Galinhos está livre da dengue`, completa.

Com informações da Tribuna do Norte.
Voltar