Programa prevê capacitação de pescadores artesanais e de merendeiras

18/12/2007
Pescadores artesanais, aqüicultores familiares, merendeiras e conselheiros da alimentação escolar poderão contar com programa de capacitação. Será assinado hoje (18) acordo de cooperação técnica para a elaboração de um programa entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap).

Segundo a Seap, a meta é possibilitar a venda de pescado para a alimentação dos alunos da rede pública de educação básica das regiões em que vivem os pescadores e aqüicultores familiares. O acordo, que será assinado durante a reunião do Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca, no Palácio do Planalto, prevê a criação de um grupo de trabalho para definir o conteúdo da capacitação.

Participarão do grupo o FNDE, a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, as universidades federais de Pernambuco (UFPE) e de São Paulo (Unifesp) e o Instituto de Tecnologia de Alimentos, instituição de pesquisa, desenvolvimento e assistência tecnológica do estado de São Paulo.

O programa de capacitação começa em março de 2008, inicialmente em Pernambuco, e será ampliado para os demais estados do Nordeste e outras regiões do país, totalizando 254 municípios de 14 unidades federativas: Pernambuco, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Amazonas, Sergipe, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Distrito Federal, Paraná e Espírito Santo.

Esta será uma das primeiras tarefas do Centro Colaborador da Alimentação Escolar da UFPE, que está em processo de criação. Inicialmente, serão capacitadas 500 pessoas. Entre outros temas, os cursos vão abordar a manipulação de alimentos, a qualidade nutricional do pescado, cuidados com conservação, formas de preparo, além de orientações sobre a legislação referente à alimentação escolar e boas práticas de manejo.

Fonte: Agência Brasil
Voltar