Dia `D` contra a dengue será realizado neste sábado em todo o RN

29/05/2008
O `Dia D` contra a dengue será realizado neste sábado e tem previsão de início para às 09h da manhã. O evento ocorre em meio à informação de que já chegou a 25.512 o número de casos da doença, que agora atinge 156 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. A governadora Wilma de Faria dará início ao mutirão no bairro de Felipe Camarão, zona oeste de Natal.

Somente na capital, a doença já atingiu 8.339 pessoas, incluindo 463 casos de Febre Hemorrágica de Dengue (FHD), dos quais 50 foram confirmados. Seis óbitos foram registrados, com uma confirmação até o momento. Felipe Camarão foi escolhido para o início da mobilização, por ser o bairro onde está ocorrendo o maior número de casos de dengue.

O secretário estadual de Saúde Pública, Adelmaro Cavalcanti, disse nesta quinta-feira (29) que nesse mutirão não se encerra a luta contra a dengue, que, segundo ele,  obedece um cronograma de trabalho a ser cumprido depois de terminar o inverno e até 2009, quando será cobrado a todos os municípios a formação de um comitê local contra a dengue.

Para ele,  o que se criará com essa mobilização é uma `cultura de limpeza` junto à população, pois a questão da higiene e o cuidado em não deixar água limpa e parada em vasilhames e depósitos em lixos domésticos e em terrenos baldios, responde por 80% da proliferação da larva do `Aedes aegypti`. Segundo Cavalcanti, o poder público responde por 20% das causas de infestação, quando não atende com saneamento básico e distribuição de água continuada (encanada) todas as residências.

O secretário de Saúde explica que muitos municípios já vinham realizando um trabalho de mobilização contra a dengue e em Natal, por exemplo, a campanha do “Dia D” vem sendo feita desde a quinta-feira da semana passada, assim como Currais Novos, Parnamirim, Macaíba e Mossoró foram alguns municípios que já haviam aderido à campanha.

No interior, a programação do “Dia D” está a cargo das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap).

O boletim semanal de acompanhamento da dengue no Rio Grande do Norte divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) aponta que a incidência da dengue é considerada elevadíssima em 45 municípios, que registram mais de 1000 casos para cada 100 mil habitantes. Em outros 56, a incidência é maior que 300 casos para cada 100 mil habitantes. A região da Grande Natal soma 11.847 casos notificados, sendo 557 de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), dos quais 57 já foram confirmados.  Doze pessoas teriam falecido na região com sintomas da dengue, com um caso confirmado por exames laboratoriais.

Já em Mossoró, segundo maior município do Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual  de Saúde registrou 959 desde janeiro de 2008, sendo seis com suspeita de FHD, dos quais um caso já foi confirmado em laboratório. Em Mossoró, uma pessoa morreu com sintomas da dengue, mas não houve confirmação ainda.

Com informações da Tribuna do Norte.
Voltar