Estratégia de marketing pode ajudar o Município a alavancar o turismo

15/10/2020

A implementação de estratégias que possibilitem que o Município trace o perfil do viajante com o objetivo de promover o turismo local. Esta pode ser o mais novo modelo de negócio que vai auxiliar o Município a alavancar o setor turístico. O “B2Me” - business pra mim - utiliza o marketing para considerar os desejos e os interesses de cada indivíduo para que faça uma compra personalizada.

O conceito não é novo, mas tem ganhado espaço atualmente. A proposta integra informações que os consumidores deixam nas lojas e nas redes sociais, por exemplo, e o uso de tecnologia proporciona a coleta desses dados durante o uso de sites e aplicativos que voltam para ele mesmo em forma de produto específico destinado a compra.

A pandemia do coronavírus (Covid-19) acabou estreitando os laços de consumidores com as páginas oferecidas na internet. É aí que entra a vantagem dos Municípios, já que a maioria dos turistas pesquisa os destinos antes de realizar sua viagem e fazem isso através de sites e aplicativos.

Nesse sentido a Confederação Nacional de Municípios (CNM) também desenvolveu material específico. A Cartilha de planejamento Turismo 360º tem por objetivo apresentar aos Municípios o turismo como atividade econômica estratégica, além de apoiar o trabalho dos gestores públicos municipais da área. O documento aborda métodos de planejamento e organização para a atividade turística, em seus diferentes níveis. Destaca-se também a importância do conhecimento da demanda do turismo com a finalidade de direcionar as estratégias de marketing do Município ao seu público-alvo durante o planejamento turístico.

Da Agência CNM de Notícias com informações do Blog Panrotas

Voltar