Parceria entre Femurn e Sebrae: Escolas da rede pública terão protocolos de bioprevenção na retomada

16/04/2021

A rede pública de ensino foi um dos segmentos do setor da educação no país mais afetados pela pandemia do coronavirus (Covid-19). Para amenizar os impactos provocados pelo distanciamento social e a falta de estrutura para uma retomada segura das atividades escolares nas escolas municipais, o Sebrae no Rio Grande do Norte firmou uma parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN e o Sesi-RN que vai atender, inicialmente, 1.000 escolas da rede municipal de ensino em todo o estado. A parceria conta com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RN) na articulação com as Secretarias Municipais de Educação. As inscrições das escolas já podem ser feitas através do link http://bit.ly/EscolasPúblicasRN .

O programa de Bioprevenção Reinicie, executado com sucesso em escolas particulares que já retomaram suas atividades presenciais e de forma híbrida, terá início na rede pública de ensino a partir do preenchimento de formulário específico, seguido da assinatura do Termo de Adesão e a aprovação do cronograma de execução da consultoria. O programa é composto por quatro etapas com duração de três semanas, sendo a primeira de forma presencial, na qual é elaborado um diagnóstico da situação da escola. A segunda etapa ocorrerá em dois encontros, via online, nos quais são realizados o plano de ação e a capacitação do pessoal da instituição de ensino e a terceira etapa será em encontro presencial, no qual é feita a verificação e o plano de prevenção. O ciclo final culmina com a entrega do certificado e o Selo de Bioprevenção à escola. municipal

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, explica que o propósito da iniciativa do Sebrae é contribuir para a retomada segura das escolas públicas municipais, através de intervenções e orientações sobre as medidas de bioprevenção contra a Covid-19. "O nosso compromisso maior é com a educação e o empreendedorismo. A meta é atendermos todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte com consultorias com o mesmo nível e qualidade das que realizamos nas 350 escolas particulares, que estão funcionando em formarto híbrido e com pleno êxito", afirma Melo.

As consultorias serão realizadas pelas equipes de Segurança e Medicina do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi-RN) O investimento de R$ 2,5 milhões terá 90% dos recursos oriundos do Sebrae Nacional e do Sebrae-RN e o restante da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN. Vale salientar que o retorno às atividades em sala de aula está condiconado aos decretos estadual e municipais, conforme a legislação.

Todas as escolas que participarem da consultoria e implementarem as medidas, receberão um kit básico de Bioprevenção, além de um certificado e o Selo de Bioprevenção, desde que tenham cumprido todas as etapas previstas na Consultoria de Orientação em Boas Práticas Higiênico-Sanitárias e cuidados contra a Covid-19. “Firmamos a parceria com o Sesi-RN para realizar a Consultoria de Orientação em Boas Práticas Higiênico-sanitárias e cuidados contra a Covid-19 nas escolas participantes desse programa”, explica a analista técnica do Sebrae-RN, Conceição Moreno, lembrando que serão atendidas, em média, 50% do número de estabelecimentos escolares existentes em cada município.

Com implementação da consultoria em bioprevenção, as escolas garantem a adequação dos processos para mitigar os riscos de contaminação pela Covid-19 e contarão com uma equipe treinada e orientada quanto aos protocolos de segurança. Sinalizadas com uma comunicação visual clara e adequada, as escolas oferecerão melhores condições para a segurança sanitária e saúde coletiva dos seus alunos, funcionários e servidores públicos. Com isso, o sistema educacional público ganhará maior credibilidade por parte da sociedade.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, Anteomar Pereira, mais conhecido como Babá, a iniciativa do Sebrae em parceria com a Federação se reveste de fundamental importância, na medida em que vai permitir que os municípios façam a retomada das aulas presenciais de forma segura, adotando todos os protocolos de bioprevenção exigidos pelas normas sanitárias. “Sem essa importante contribuição do Sebrae, a maioria dos municípios jamais teriam condições de reiniciar com a maior brevidade possível as atividades em sala de aula, de forma presencial e híbrida”, reconhece Babá Pereira.

A gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial, Lorena Roosevelt, destaca que a educação é o principal vetor para o desenvolvimento e, consequentemente, para o ambiente de negócios. Segundo ela, no atual momento, fomentar a educação empreendedora passa diretamente pelas condições sanitárias e prevenção aos riscos de contaminação. “As medidas voltadas para saúde coletiva no ambiente escolar viabilizam a segurança necessária para que as lideranças municipais possam criar uma agenda positiva para a educação”, apregoa. Lorena Roosevelt reitera a importância do Sebrae envidar esforços com as prefeituras e secretarias de educação, em parceria com a FEMURN e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RN), num verdadeiro mutirão em prol da educação e do empreendedorismo nos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Voltar