Equipe técnica de turismo da CNM participa de reunião com Municípios do Rio Grande do Norte e Setur/RN

16/06/2021

A equipe técnica de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de reunião com gestores municipais de turismo e a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN), na manhã desta terça-feira, 15 de maio.

A reunião teve como objetivo iniciar as discussões para a formação de consórcio envolvendo Municípios filiados à CNM que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro e que constituem o “Polo Costa Branca” (jargão turístico dado a região no estado do Rio Grande do Norte, localizada no centro e oeste do Estado).

Unidos, os gestores municipais de turismo têm a capacidade de fomentar os empreendimentos e as atrações que compõem o destino, ampliar a concessão de crédito de órgãos públicos e captar investidores para a região, com propósito de abrandar a crise causada no setor desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, em 2020, estado pandêmico relacionado à Covid-19.

Em tempos de crise, os Municípios podem encontrar nos consórcios públicos um caminho para a geração de empregos, aumento da renda e da arrecadação municipal. Como se pode observar em estudo técnico desenvolvido pela CNM, ao analisar os dados por região, fica claro o quanto a arrecadação do IPTU é maior nos Municípios turísticos. Os Municípios turísticos do nordeste arrecadam 31 vezes mais do que os Municípios não turísticos.

A área de Turismo da CNM lembra que existem muitas rotas já estabelecidas em território brasileiro, como a dos Vinhos no Rio Grande do Sul e a das Emoções no Nordeste e que, para a elaboração de consórcios, é necessária a realização do estudo de viabilidade, dos investimentos financeiros, detalhamento dos gestores de turismo, além de definir o papel de cada município.

Mais informações sobre consórcios podem ser obtidas através da nossa página clicando aqui.

Informações sobre turismo podem ser acessadas aqui.

Da Agência CNM de Notícias 

Voltar