Grande público marca primeiro dia do Congresso e Feira de Oportunidades de Negócios para Municípios do RN

25/08/2022

Um grande público marcou presença no primeiro dia do Congresso e Feira de Oportunidades de Negócios para Municípios do Rio Grande do Norte. O evento está sendo realizado na Arena das Dunas, e será encerrado nesta quinta-feira (25). Ao todo, são 40 estandes e uma extensa programação com palestras e debates sobre inovação, sustentabilidade e gestão. A organização é da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

Na abertura do evento, o presidente da entidade, prefeito de São Tomé, Babá Pereira, ressaltou a importância da iniciativa, que permite aos gestores municipais a oportunidade de conhecer ferramentas para melhorar as gestões das suas respectivas cidades.

“Desde que assumimos o comando da Femurn, tivemos como foco buscar estratégias para ajudar na melhoria das administrações públicas. E neste evento estamos mais uma vez cumprindo o nosso papel”, disse Babá na abertura do evento. A solenidade ainda contou com as presenças da procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, o presidente da Fiern, Amaro Sales, e o superintendente do Sebrae, Zeca Melo. 

A primeira palestra foi do ex-senador e diretor de relações institucionais e de sustentabilidade da GS Inima Brasil, Roberto Muniz, que abordou o Marco Regulatório do Saneamento.

Na pauta, as oportunidades que podem ser aproveitadas por cada município com a nova legislação. 
Em seguida, o Ministério Público Eleitoral, representado pelas promotoras Rachel Medeiros Germano e Beatriz Azevedo de Oliveira, realizou um painel para os participantes. Os temas abordados foram as “Novas perspectivas para a política nacional de resíduos sólidos” e “a importância de instituição e arrecadação dos impostos municipais”.

A programação ainda contou com uma palestra do diretor geral do CTR potiguar, Caio Magno de Souza, que abordou “a nova solução para o lixo”, e de José Bezerra Marinho, coordenador do Mais RN, que abordou justamente o projeto do qual faz parte realizado pela Fiern, sob o tema “desenvolvimento e soluções para o seu município”.

Já a noite, o Sebrae – representado pela gerente de políticas públicas e desenvolvimento territorial, Cátia Lopes -, abordou as formas para tornar o município mais empreendedor. Por fim, o primeiro dia do evento foi encerrado com experiências exitosas na gestão da saúde pública com palestra de Daniel de Freitas, gestor de saúde pública graduado pela Faculdade de Medicina do ABC.

O Congresso e Feira de Oportunidades de Negócios para Municípios do RN segue com sua programação nesta quinta-feira (25), que pode ser conferida no site http://cofene.com.br/. O evento tem a parceria da Amlap, AMCEVALE, AMOP, AMSO-TR, AMS e CNM. Ainda conta com o apoio institucional da Elo Editora, Sesi/Senai, Fiern, Fecomércio-RN, Sebrae, BNB, CTR Potiguar e da Assembleia Legislativa do RN.

Voltar