A FEMURN participará da 1ª Conferência Potiguar do Clima COP/RN

27/03/2023

A FEMURN participará da 1ª Conferência Potiguar do Clima COP/RN
Nos dias 13, 14 e 15 abril de 2023, em Natal/RN, no auditório da Reitoria da UFRN

A crise climática é um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade atualmente, e suas manifestações podem ser observadas em todo o mundo, inclusive no Brasil e no estado do Rio Grande do Norte. Entre as principais manifestações da crise climática, podemos citar o aumento das temperaturas, a intensificação de fenômenos climáticos extremos, como secas e enchentes, e a perda de biodiversidade.

No Brasil, a crise climática tem afetado diretamente a Amazônia, o Pantanal, a Mata Atlântica e a Caatinga. Na região do Rio Grande do Norte, os efeitos da crise climática são sentidos principalmente pela população que vive no semiárido, que tem enfrentado longos períodos de seca, com impactos na agricultura, na saúde e na economia local.

Para enfrentar a crise climática e diminuir os impactos da degradação ambiental na Caatinga, é necessário adotar medidas que promovam a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Algumas orientações e propostas que podem contribuir para esse objetivo são:

Fortalecer a gestão dos recursos hídricos, por meio da construção de sistemas de captação e armazenamento de água, da promoção do uso eficiente da água na agricultura e da proteção das nascentes e dos rios;

Estimular a adoção de práticas agrícolas ecológicas, como a agricultura de base agroecológica, que utiliza técnicas que respeitam o meio ambiente e a biodiversidade;

Incentivar a geração de energia limpa e renovável, como a energia solar e eólica, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa;

Promover a conservação da biodiversidade, por meio da criação de áreas protegidas e da valorização do conhecimento tradicional das comunidades locais sobre o uso dos recursos naturais;

Fomentar a educação ambiental e o engajamento da sociedade na promoção de práticas atraentes, para que a população se torne consciente da importância da preservação do meio ambiente e da luta contra a crise ambiental.

Essas são apenas algumas das propostas que podem contribuir para diminuir os impactos da crise climática na Caatinga e em outras regiões do Brasil. É fundamental que as políticas públicas e ações privadas sejam atendidas com a necessidade de promover um desenvolvimento sustentável, que respeite o meio ambiente e garanta um futuro mais justo e equitativo para as gerações presentes e futuras.

A 1ª Conferência Potiguar do Clima COP/RN será realizada nos dias 13, 14 e 15 abril de 2023, em Natal/RN, no auditório da Reitoria da UFRN, com inscrições gratuitas reunirá especialistas de diversas universidades, ambientalistas, representantes dos poderes e de cada uma das 167 cidades do Estado.

Vamos criar juntos um momento de estudos e reflexão e contribuir com ações práticas e parcerias, para implementar estratégias de conservação e uso sustentável da nossa biodiversidade, devido a urgência de fomentar a participação ativa de gestores, ativistas e estudiosos do assunto.

Faça já sua inscrição gratuitamente com direito a certificado, e ofereça sua valiosa contribuição para o meio ambiente

DELEGAÇÕES PARA A I CONFERÊNCIA POTIGUAR DO CLIMA

Municípios acima de 500.000 habitantes - 10 delegados
Municípios de 200.000 a 500.000 habitantes - 8 delegados 
Municípios de 50.000 a 200.000 habitantes - 6 delegados
Municípios de 10.000 a 50.000 habitantes - 4 delegados
Municípios de até 10.000 habitantes - 2 delegados

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira 13/04/2023
18h às 20h – Abertura do Evento
Sexta-feira 14/04/2023
08h às 12h30 – Palestras 

Temáticas das Palestras

1: Conservação de Florestas e Reflorestamento 
2: Riscos nas zonas costeiras e manguezais 
3: Segurança hídrica 
4: Políticas para Cidades Sustentáveis
5: As energias renováveis no RN: oportunidades e riscos
6: Segurança alimentar
12h30 às 14h30 – Almoço
14h30 às 17h30 – Plenária de Discussão
18h00 às 20h00 – Encerramento do evento

Sábado 15/04/2023
08h às 11h – Atividade prática da COP com a ONG Arboriza nos viveiros do CCH na UFRN

Mais Informações e inscrição em: https://copclimarn.com.br/

Voltar