O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Luciano Santos, juntamente com a governadora Fátima Bezerra e funcionários da Petrobras, participaram nesta segunda-feira (19) da solenidade de reativação da sede administrativa da companhia petrolífera em Natal, no bairro da Cidade da Esperança.
Durante o evento, Luciano Santos afirmou que "definir o futuro da Petrobras na região é essencial para aproveitar o potencial energético e econômico do Nordeste. Precisamos fortalecer a presença da empresa na região, impulsionando investimentos e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável dos municípios".
Já a governadora Fátima Bezerra ressaltou a relevância da estatal para o desenvolvimento do estado, destacando seu papel na geração de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do Rio Grande do Norte. "A Petrobras fica no RN. E esta decisão de governo põe fim a um processo de venda dos ativos de uma empresa estatal que é patrimônio do governo e do povo brasileiro", afirmou.
A governadora também enfatizou a nova direção da Petrobras, focada na sustentabilidade, energias renováveis e integração energética, sem abrir mão da produção de petróleo e gás. Ela destacou as iniciativas do Governo do RN para agilizar licenças ambientais, a elaboração do Atlas Eólico e Solar, além da busca por segurança jurídica e consolidação de investimentos. Fátima Bezerra mencionou que o estado completará 10 anos como líder em geração de energia renovável no Brasil em 2024, ressaltando a transição energética realizada.
Jean Paul Prates também anunciou que o Rio Grande do Norte sediará um centro de pesquisa em energias renováveis, produção de hidrogênio verde e biorrefino. Ele ressaltou que a Petrobras continuará trabalhando com petróleo e gás, ao mesmo tempo em que desenvolve projetos em energias renováveis, destacando a qualificação e competência da equipe da empresa.
O evento contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, acompanhada dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado, Comunicação, Daniel Cabral, do adjunto da Sedec, Sílvio Torquato, do coordenador de energias renováveis da Sedec, Hugo Fonseca, da diretora da Potigas, Marina Melo, da reitora da UERN, Cicília Maia, dos deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro, e dos deputados estaduais Francisco Medeiros, Divaneide Basílio, Ubaldo Fernandes e Hermano Morais.