Minha Casa, Minha Vida tem foco nas necessidades habitacionais das comunidades

02/08/2023

Nesta terça-feira, 1º de agosto, o sistema de cadastramento de propostas do Programa Minha Casa, Minha Vida, modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) Urbana, foi reaberto, trazendo novas oportunidades para as famílias em busca de moradias dignas. A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) ressalta a importância desse programa, mas destaca a necessidade dos Municípios avaliarem as contrapartidas e obrigações para melhor atender às demandas habitacionais das comunidades.

O presidente da Femurn, Luciano Santos, enfatiza a relevância do Programa Minha Casa, Minha Vida, afirmando: "Essa reabertura do sistema de cadastramento é uma oportunidade valiosa para atender às necessidades de moradia de diversas famílias em nosso Estado. No entanto, é fundamental que os Municípios estejam atentos às orientações e obrigações do programa, além de realizar um mapeamento criterioso das necessidades habitacionais de suas comunidades, visando direcionar os recursos de forma eficiente e justa."

Para participar do processo de cadastramento, os Municípios interessados devem acessar o sistema Atender Habitação, da Caixa Econômica Federal, e realizar o login até 28 de dezembro ou até que a meta de contratação seja cumprida em 120% pelo Estado.

A meta estabelecida para o ano de 2023 é a contratação de 115 mil moradias distribuídas pelas unidades federativas, conforme regulamentado pelas Portarias 724, 725 e 725 no último mês. A Femurn reforça a importância de seguir as orientações divulgadas pela Caixa, bem como buscar informações junto à representação da instituição financeira para garantir o acesso ao programa.

Voltar