A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) marcou presença na cerimônia de premiação do MPT na Escola de 2023, realizada nesta sexta-feira, 22 de setembro, na sede do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN). Este evento encerrou as atividades das escolas e secretarias em prol da erradicação do trabalho infantil no estado potiguar, contando com a participação de estudantes, professores e representantes dos 48 municípios que aderiram ao projeto ao longo deste ano. A cerimônia, transmitida pelo canal do YouTube do MPT-RN, teve início às 9 horas.
Com um total de 76 trabalhos inscritos, a cerimônia premiou os destaques nas modalidades de poesia, contos, desenho e música produzidos pelos alunos das escolas participantes da edição 2023 do MPT na Escola. A categoria de desenho recebeu o maior número de inscrições, com 24 obras aptas a concorrer ao prêmio. Logo após, vieram as categorias de conto e poesia, ambas com 20 inscrições cada, e a categoria música, com 12 inscrições.
"O Prêmio MPT na Escola é mais do que uma premiação. É um reconhecimento do talento e engajamento de nossos jovens na causa da erradicação do trabalho infantil. Ao apoiar esse projeto, estamos investindo no futuro das crianças, construindo um caminho onde seus sonhos e potenciais possam florescer livremente", afirmou o presidente da Femurn, Luciano Santos.
Os vencedores da categoria Poesia foram os alunos Juan Victor Nogueira de Carvalho e João Manoel da Cunha Paulino da Escola Estadual Meira e Sá, localizada em Santana dos Matos/RN. Na categoria Conto, a aluna premiada foi Maria Klara Ferreira de Araújo, da Escola Municipal José Ferreira, situada em Jucurutu/RN. O destaque na categoria Desenho foi para Layssa Gabrielly Andrade da Silva, aluna da Escola Municipal Auta de Souza, em Macaíba/RN. Por fim, na categoria Música, os vencedores foram os alunos Carlos Augusto Pereira Silva, Paôla Paulina Santos Dantas, Vitória Laryssa Sousa de Lira, Joyce Karoline Ferreira da Silva e Maria Rita Araújo Batista, da Escola Municipal Paulino de Araújo, localizada em Timbaúba dos Batistas/RN.
O projeto MPT na Escola é uma iniciativa da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente), um grupo de trabalho do Ministério Público do Trabalho dedicado a ampliar o debate sobre o trabalho infantil e suas formas de erradicação. Essa ação faz parte do Programa Resgate à Infância, que engloba iniciativas de combate ao trabalho infantil nas áreas de educação, políticas públicas e aprendizagem profissional.
Vale destacar que o Prêmio MPT na Escola possui alcance nacional, com seleções municipais e estaduais. Ao final do processo, são reconhecidos os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes em todo o território brasileiro.