Femurn participa do lançamento do PAC-3 e reforça pedido de apoio às PEC´s nº 25/2022 e nº 40/2023.

16/10/2023

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos, participou do lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) do Governo Federal, que aconteceu hoje, 16 de outubro, em Natal. o programa prevê investimentos de R$ 45 bilhões em 141 projetos que abrangem áreas cruciais, como infraestrutura, segurança hídrica, educação e saúde.

Durante o evento, que ocorreu na Escola de Governo, importantes figuras estiveram presentes, incluindo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o ministro dos Transportes, Renan Filho, a governadora Fátima Bezerra e outros líderes políticos e empresariais do estado.

O PAC-3 tem como objetivo não apenas impulsionar o desenvolvimento econômico da região, mas também fortalecer a infraestrutura e os serviços essenciais que beneficiam diretamente a população. Entre os projetos financiados estão a duplicação da rodovia BR-304, que ligará Natal a Mossoró e à divisa do Ceará; a implantação da BR-104, que conectará Macau (RN) a Aracaju (SE), unindo importantes polos econômicos; o Ramal do Apodi da Transposição; a conclusão da Barragem Oiticica, além de melhorias nos sistemas de saúde e educação.

Luciano Santos aproveitou a oportunidade para entregar um ofício ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, solicitando apoio para a aprovação das Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) nº 25/2022 e nº 40/2023. Essas propostas têm impacto direto nos municípios do Rio Grande do Norte e são consideradas fundamentais para melhorar as condições de vida da população e promover o desenvolvimento local.

*Clique aqui para ler o documento

"O lançamento do Novo PAC é um marco importante para o nosso Estado, e estamos otimistas quanto ao seu potencial para alavancar o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida de nossa população. Além disso, aproveitamos esta oportunidade para reforçar a importância das PECs nº 25/2022 e nº 40/2023, que são cruciais para os municípios potiguares que sofrem com sérios problemas economicos devido as perdas de receita, destacou Luciano Santos.

O lançamento do PAC-3 em Natal é um passo significativo para o progresso do estado e demonstra o compromisso do Governo Federal em promover o desenvolvimento regional. A Femurn, sob a liderança de Luciano Santos, trabalha para garantir que os interesses dos municípios do Rio Grande do Norte sejam representados e atendidos, contribuindo assim para um futuro mais próspero e equitativo.

Participaram da solenidade na Escola de Governo, Maurício Muniz, secretário de articulação da Presidência da República, Marcos Cavalcante, secretário do Programa de Parcerias para investimentos e concessões do Governo Federal. secretariado e auxiliares do governo do Rio Grande do Norte, o presidente dos Correios Fabiano Silva, a senadora Zenaide Maia; os deputados federais João Maia, Natália Bonavides, Fernando Mineiro e Benes Leocádio; deputados estaduais Francisco Medeiros, Isolda Dantas, Bernardo Amorim e Divaneide Basílio; Antenor Roberto, procurador-geral do Estado e o adjunto José Duarte Santana; Superintendente regional do DNIT/RN, Getúlio Batista; diretora-geral do DER/RN, Natécia Nunes; presidente do Banco do Nordeste no Brasil Paulo Câmara, vice-presidente da Caixa Econômica Inês Magalhães. Também compareceram o presidente eleito da FIERN Roberto Serquiz, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, prefeita de Jandaíra, Marina Marinho, prefeito de Currais Novos, Odon Júnior e prefeitos de todas as regiões do Estado, além do representante do movimento de luta pró–Moradia.

Voltar