Femurn destaca a importância do Dia Mundial das Cidades

31/10/2023

O Dia Mundial das Cidades, celebrado no dia 31 de outubro, encerra as atividades do Outubro Urbano, uma iniciativa idealizada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT). Para a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), essa data representa uma oportunidade de refletir sobre um dos temas mais cruciais para os Municípios: o financiamento do desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo.

No contexto atual, marcado por desafios como a queda de arrecadação, a pandemia de Covid-19 e eventos climáticos extremos que afetam diversas regiões do Brasil, o financiamento do desenvolvimento urbano sustentável é uma pauta recorrente e de extrema importância para os gestores municipais. É vital encontrar maneiras de viabilizar investimentos que garantam cidades mais sustentáveis, resilientes e inclusivas.

O tema escolhido para a celebração do Dia Mundial das Cidades em 2023 é "Financiando um futuro urbano sustentável para todas as pessoas". Essa escolha reflete a urgência de encontrar soluções financeiras que atendam às demandas de crescimento e desenvolvimento das cidades, sem comprometer a qualidade de vida de seus habitantes.

Durante o Outubro Urbano deste ano, cuja temática foi "Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global", diversos eventos abordaram quatro linhas temáticas essenciais: planejamento urbano integrado, financiamento e investimento, inclusão social e econômica, e economia circular. Essas áreas-chave estão interligadas e desempenham um papel fundamental na construção de cidades mais sustentáveis e preparadas para os desafios do futuro.

"A Femurn reconhece a relevância dessa celebração e destaca a importância do diálogo e da cooperação entre os Municípios, os governos estaduais e federal, a sociedade civil e organismos internacionais. Somente por meio da parceria e da busca conjunta por soluções é possível enfrentar os obstáculos e criar cidades que ofereçam qualidade de vida, equidade e prosperidade a todos os seus habitantes", afirma o presidente da Femurn, Luciano Santos.

 

Voltar