O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos, participou na manhã de hoje (06), da solenidade de abertura do V Encontro Geoparque Seridó (VEGS), que acontece na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), em Currais Novos.
O evento, que segue até o dia 10 de novembro, é uma realização da FELCS, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Programa de Extensão Qualistur, do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó (CPIGS) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
O tema central do VEGS é “Sustentabilidade e Empreendedorismo Social”, que será debatido por meio de palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, exposições, visitas técnicas e apresentações de trabalhos científicos, que envolvem os seis pilares do geoparque: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
O evento conta com a participação de professores, profissionais, pesquisadores, empreendedores, gestores públicos, estudantes e demais interessados na temática do geoparque e áreas afins.
O presidente da Femurn, Luciano Santos, destacou a importância do Geoparque Seridó para o desenvolvimento da região, que possui um rico patrimônio geológico, cultural e natural. “O Geoparque Seridó é um projeto que valoriza a identidade e a diversidade do nosso território, e que gera oportunidades de emprego, renda, educação e qualidade de vida para a nossa população. A Femurn apoia e reconhece o trabalho dos gestores municipais que integram o consórcio do geoparque, e que buscam implementar políticas públicas que promovam a sustentabilidade e o empreendedorismo social nas suas cidades”, afirmou.