Nesta sexta-feira (17), o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) promoveu a 17ª edição do projeto Sexta de Contas, marcando o cenário nacional ao reconhecer a transparência de municípios potiguares. A iniciativa entregou o Selo de Qualidade em Transparência Pública, uma avaliação que mensura o comprometimento dos entes públicos com a prestação de informações à sociedade.
Os números revelam o êxito dos municípios do Rio Grande do Norte, com 328 entidades avaliadas. Entre elas, destacam-se duas com o cobiçado Selo Diamante, 14 com o Selo Ouro e 35 com o Selo Prata. Um feito notável, e um reconhecimento importante para a eficiência na gestão pública dessas localidades.
No panorama nacional, das 8.045 entidades analisadas, 239 conquistaram o Selo Diamante, 492 o Selo Ouro e 572 o Selo Prata. O TCE/RN e a Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas se destacam como os únicos entes públicos do estado a conquistar o Selo Diamante de Transparência.
O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, contextualiza a situação estadual, ressaltando que "no Estado, estamos no nível intermediário, com um índice de transparência de 57,88%, próximo do resultado nacional, que foi de 58,18%."
Os resultados completos dessa avaliação estão acessíveis no Radar da Transparência Pública. O portal permite verificar o desempenho dos Poderes Executivos, Legislativos, Judiciário, Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e Distrito Federal.
Além da premiação, a Sexta de Contas incluiu uma palestra esclarecedora sobre "Transparência Pública e Participação Cidadã", evidenciando a importância fundamental desse aspecto na gestão pública. O evento reforça o compromisso dos municípios potiguares com a transparência, pilares de uma administração pública eficiente e voltada para o bem-estar da população.