Prefeituras do Seridó, Governo do Rio Grande do Norte e Sebrae lançam projeto de apoio ao turismo na região do Geoparque Seridó

19/01/2024

Prefeituras do Seridó, Governo do Rio Grande do Norte e Sebrae lançam projeto de apoio ao turismo na região do Geoparque Seridó

 

Na última sexta (19), o municipalismo potiguar testemunhou um marco significativo para o desenvolvimento do turismo na região do Seridó, através do Geoparque Seridó – patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco. O evento, que contou com a presença do presidente da Femurn, Luciano Santos, da diretoria do Geoparque, dos prefeitos da região, da governadora Fátima Bezerra e do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, marcou o lançamento da primeira fase do projeto de fortalecimento do turismo nesse território reconhecido internacionalmente.

A iniciativa, fruto da parceria entre as prefeituras da região do Seridó, o Governo do Rio Grande do Norte e o Sebrae, tem como principal objetivo oferecer suporte aos pequenos negócios inseridos na cadeia produtiva do turismo local. Essa área, composta por seis municípios (Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas), é reconhecida pela Unesco como um Geoparque Mundial, destacando-se por suas características geológicas de importância internacional.

O projeto concentra-se em apoiar diversos segmentos, incluindo artes e produtores rurais, que desempenham um papel vital na oferta turística da região. Ao direcionar esforços para fortalecer esses pequenos negócios, o projeto busca promover o desenvolvimento sustentável, integrando a proteção do patrimônio geológico com iniciativas educacionais e oportunidades de negócios.

O lançamento da primeira fase ocorreu no Auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, em uma solenidade que reuniu representantes do governo, empresários locais, prefeitos, secretários de Estado e deputados federais imbuídos na discussão dos detalhes para crescimento do turismo no Geoparque Seridó e, por conseguinte, no Rio Grande do Norte. Essa estratégia conjunta entre as prefeituras, o governo Estadual e o Sebrae sinalizam um compromisso sério com o desenvolvimento econômico da região, colocando em prática medidas concretas para contribuir para o setor turístico e proporcionar benefícios à comunidade local.

Para Luciano Santos, presidente da Femurn, a união entre os diversos atores políticos e de representatividade da sociedade potiguar em prol do turismo regional, só reforça-o como uma das grandes locomotivas do Estado: “O Geoparque Seridó vem para consolidar, definitivamente, o Rio Grande do Norte como um dos principais polos turísticos internacionais, trazendo mais visibilidade para a região e, junto, desenvolvimento e trabalho”, endossa Luciano.

Com esse projeto, o Rio Grande do Norte reforça sua posição como um destino turístico consolidado, ao considerar e investir nas potencialidades do Geoparque, evidenciando a importância de estratégias integradas para o planejamento do turismo de forma sustentável, gerando resultados positivos tanto para os negócios locais quanto para a preservação do patrimônio natural e cultural da região.

Voltar