Prezados Prefeitos,
Venho esclarecer, com firmeza, que a FEMURN é uma entidade representativa e não toma decisões unilaterais ou isoladas. Como presidente da Federação, minha posição jamais pode ser confundida com a autonomia que um prefeito possui para decidir pelo seu município. O papel da FEMURN é orientar, mediar e representar os municípios institucionalmente, jamais impor qualquer deliberação.
Durante a reunião, reforcei a importância de ouvir os prefeitos dos municípios afetados antes de qualquer encaminhamento. Ressaltei ainda que os municípios já enfrentam despesas com saúde acima dos limites constitucionais mínimos e que a solução para esse desafio depende de diálogo e construção coletiva. Lembrei que exemplos como o consórcio do Seridó, presidido pelo prefeito @Pref Judas Tadeu-Caico, mostram que a solidariedade entre os gestores, com apoio da governadora e do Governo Federal, pode viabilizar um acordo justo e sustentável para solução do Walfredo Gurgel que é de competência do Governo do Estado.
A FEMURN seguirá defendendo os interesses municipais com seriedade e sem confundir sua função representativa com decisões individuais. Reafirmo meu compromisso de manter essa postura institucional e responsável, sempre com transparência.
Atenciosamente,
Luciano Santos
Presidente da FEMURN