GOVERNANÇA NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: TRANSPARÊNCIA, INOVAÇÃO E ENVOLVIMENTO CIDADÃO
No Seminário de Governança Municipal, realizado em Natal e organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRC-RN), prefeitos, gestores e especialistas destacaram a importância da governança como um pilar para a eficiência na gestão pública. A Femurn, representada pelo presidente Luciano Santos, participou do evento a convite do CRC-RN, reforçando o compromisso municipalista com boas práticas de gestão.
Luciano Santos enfatizou que “a governança moderna exige planejamento, transparência, inovação e envolvimento do cidadão”. Acrescentou ainda que “o prefeito ou a prefeita do município, junto com o seu poder legislativo, pode transformar sua municipalidade, mesmo com apenas os minguados repasses constitucionais, se houver tecnologia, técnica administrativa, transparência e, sobretudo, participação social, embutidos no mesmo objetivo: desenvolver sua cidade e torná-la uma referência regional. Inovação não é apenas uma ferramenta, é uma atitude que nos impulsiona a pensar no futuro das nossas cidades e a construir soluções que realmente transformem a vida das pessoas.”
Durante o evento, o ministro do TCU, Augusto Nardes, ressaltou a necessidade de liderança estratégica para a implementação de boas práticas, afirmando que “governança não é um conceito abstrato, mas uma exigência para que as administrações públicas obtenham resultados efetivos”. Já o conselheiro Gilberto Jales, do TCE-RN, destacou a relevância do alinhamento entre governança e controle interno, apontando que “a adoção de práticas transparentes e responsáveis é essencial para fortalecer a confiança da sociedade nos gestores públicos”.
O seminário reforçou o compromisso com o gasto racional dos recursos públicos, priorizando o desenvolvimento sustentável e a eficácia das políticas locais. Esses princípios não apenas fortalecem a confiança da população, mas também preparam os gestores para os desafios crescentes da administração pública.