Eleições municipais de 2008 poderão custar R$ 600 milhões

26/12/2007

O processo eleitoral de 2008 poderá custar R$ 600 milhões, informou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello. Contudo, ele disse que os custos finais podem ser reduzidos pelo fato de o orçamento das eleições municipais ser calculado com recursos adicionais, para assegurar que a eleição não dependa de verbas suplementares. "Ao longo do ano, vamos buscar diminuir esse valor", disse o ministro.

As eleições de 2008 poderão contar ainda com uma novidade. Será testado no ano que vem um método de identificação do eleitor por impressão digital e fotografia. O ministro Marco Aurélio explica que "em vez de o eleitor simplesmente apresentar o título, que não tem foto, ele se identificará pela palma da mão, pelas impressões digitais e também por uma fotografia que ficará junto da folha de eleitores da sessão".

Segundo Marco Aurélio, o TSE já tem 20 mil urnas com este tipo de identificação. Elas serão utilizadas, experimentalmente, nos municípios de São João Batista, em Santa Catarina, Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul, e Colorado do Oeste, em Rondônia.

Fonte: Agência Estado

Voltar