Municípios abastecidos pela adultora Monsenhor Expedito vão racionar água

02/01/2008

O sinal de alerta foi acionado. Se não chover nos próximos dias, o que é pouco provável tendo em vista que a estação invernosa na faixa litorânea só começa no final de maio, o governo do Estado terá de encontrar soluções alternativas para garantir o abastecimento dos 150 mil habitantes de 23 cidades e mais de 50 comunidades rurais abastecidas pela adutora Monsenhor Expedito. A água é captada na Lagoa do Bonfim e em poços profundos abertos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos no entorno da lagoa.

Segundo informações do secretário Iberê Ferreira de Souza, vice-governador e atualmente no exercício do cargo de governador, o nível da lagoa está chegando perto da quota mínima prevista num termo de ajustamento de conduta firmado há quase 10 anos para permitir o funcionamento da adutora. Ao comentar as dificuldades pelas quais passa Santa Cruz, Iberê disse ter enviando um técnico da Caern para discutir alternativas com o pessoal do SAAE santa-cruzense e informou que o nível de Bonfim já está chegando ao limite permitido para retirada de água. “Há um compromisso firmado com o Ministério Público e abaixo desse limite não poderemos captar mais água lá. Mas já conseguimos recursos e vamos iniciar, agora em janeiro, o reforço (perfuração de novos poços) para evitar que esse problema volte a se repetir.”

Iberê lembrou que existe uma conjugação de fatores que agrava a situação. “É que o consumo de água aumenta neste período de calor quando os reservatórios vão ficando com um volume mais baixo.” O secretário disse ainda não permitir que apenas a população de Santa Cruz seja sacrificada. “Se for necessário fazer racionamento de água, vamos racionar um pouco em cada município. O que não se pode é racionar somente em Santa Cruz porque aqui o sistema de distribuição é municipal. A responsabilidade do governo é suprir de água todas as cidades em dificuldades”, disse o secretário enfatizando: “Não racionar nas outras, mas racionar em Santa Cruz, enquanto eu tiver aqui não permitirei isso.” O secretário fez um apelo à população para evitar o desperdício e convocou os moradores a denunciar vazamentos e a existência de desvio, através de “gatos”. Ele reconheceu que é grande o número de ligações clandestinas nas adutoras do Rio Grande do Norte.

A Lagoa do Bonfim é o principal reservatório do litoral leste do Rio Grande do Norte. Tem capacidade para 84 milhões de metros cúbicos, mesmo volume do açude do Itans, em Caicó.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte
Voltar