Emprego crescerá em 2008, mas alta de salário vai ceder

02/01/2008

Quarenta e oito municípios do Paraná serão beneficiados com o investimento de R$ 36,8 milhões do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em 2007. De acordo com o superintendente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, os recursos beneficiarão cerca de 4 mil famílias que vivem em 19 assentamentos e permitiram a construção de 3.787 moradias nos lotes da reforma agrária.

“São recursos que utilizamos na recuperação da infra-estrutura no campo, como abertura de estradas, construção de pontes, cascalhamento, perfuração de poços artesianos e distribuição de água”, disse Lacerda. Ele afirma que somente com infra-estrutura foram beneficiadas 3.231 famílias em 15 projetos de assentamento novos e antigos. “Foram construídos ou recuperados 308,86 quilômetros de estradas e construídas seis pontes, além de nove sistemas de distribuição de água”, relatou.

Lacerda explicou que os assentamentos asseguram o repasse de recursos federais e ajudam a movimentar a economia das cidades paranaenses. O superintendente lembrou que em dezembro de 2002, o Paraná abrigava 104 acampamentos de agricultores sem-terras, com cerca de 15,5 mil famílias acampadas, a maioria em situação de miséria. Em 2007 o Incra obteve áreas para a implantação de 14 projetos de assentamento no estado.

Outras três áreas estão tramitando no órgão e devem receber famílias assentadas ainda nos primeiros meses de 2008, segundo o Incra. Ao todo as áreas adquiridas somam 14,9 mil hectares e receberão quase 950 famílias.

Fonte: Agência Estado

Voltar