Relatório da PM mostra aumento de homicídios em Natal em 2007

04/01/2008
Houve um aumento de pouco mais de 17% no número de homicídios ocorridos em Natal em 2007 com relação ao ano anterior. A conclusão é do relatório divulgado nesta quinta-feira (03) pelo Comando do Policiamento da Capital (CPC). Mesmo esse número sendo considerado negativo um outro faz um contraponto, também aumentaram as apreensões de armas de fogo, foram 444 em 2007, contra 364 em 2006.

Para o subcomandante do policiamento da capital, tenente coronel Francisco Araújo, o aumento no número de homicídios pode ser creditado a fatores como o aumento de pessoas vindas de fora para viver em Natal, o aumento na quantidade de eventos e do fluxo turístico. A maior parte das ocorrências foi por acerto de contas devido ao tráfico de drogas, mas também chama a atenção o aumento de crimes passionais. ``Os motivos são colhidos pelos policiais que vão na ocorrência no momento do crime, só quem pode dizer o real motivo são os delegados responsáveis``, afirmou.

O aumento na apreensão de armas é tido como positivo pelo coronel, pois é como se evitasse que essas armas fossem usadas como instrumento em novos crimes. As armas com maior registro são revólveres, pistolas, espingarda e garrunchas.

Entre as mortes, 9% foram de adolescentes entre 13 e 17 anos. Entre os menores também figuram um grande percentual de armas, 20,5% estavam em poder dos jovens. ``O que a gente percebe é que quando há a abordagem policial os mais velhos sempre passam para os adolescentes``, explicou o coronel Araújo.

No relatório também há números da apreensão de drogas. Foram 2,9 quilos de crack prensado mais 1.646 pedras da mesma droga; de maconha foram 56,6 quilos, além de 1.170 trouxinhas e 18 papelotes; e 208 gramas, 8 trouxinha e 47 papelotes de cocaína. ``Esses números são apenas da Polícia Militar, pois a Federal e a Civil ‚ que têm a incubência de repressão ao tráfico``, alertou Araújo.

Segundo o subcomandante não é possível delimitar uma zona de ocorrência maior de crimes dessas naturezas. ``O relatório é a forma estatística de geoprocessamento para que montemos o policiamento de prevenção primária, para evitar que o crime aconteça mas as ocorrências estão bem espalhadas``, explicou.

Todos os números existentes no relatório servirão para direcionar o policiamento na capital depois da mudança ocorrida há cerca de 15 dias. Agora cada zona da capital conta com um Batalhão de Polícia Militar. O 1º é responsável pela Zona Leste e atende a 12 bairros; o 5º abrange a Zona Sul, ou seja, sete bairros; o 9º BPM recém tranferido para a Cidade da Esperança, atende os 10 bairros da Zona Oeste; enquanto que os sete da Zona Norte ficam sob a guarda do 4º BPM.

Para se adequar ao programa RN Seguro da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, a PM contou com a aquisição de novas 80 viaturas e há recursos para aumentar esse número ainda esse ano. ``São 170 quilômetros quadrados de área territorial, estamos fazendo modificações para atender ao programa RN Seguro e inibir o aumento de crimes``, finalizou.

Fonte: Jornal Diário de Natal
Voltar