Cerca de quatrocentos boletins de ocorrência foram registrados durante o primeiro mês de funcionamento da Delegacia Virtual. Desde o inÃcio de dezembro, durante o perÃodo do Carnatal, o link é abastecido diariamente com denúncias realizadas por vÃtimas de furto de celular, perda de documentos e objetos e denúncias anônimas e identificadas. A maioria dos casos, segundo coronel Erland Correia Motta, coordenador de Planejamento Institucional, é tipificado como desaparecimento de documentos. "Uma média de 70% dos casos denunciados em delegacias são referentes a esse tipo de ocorrência", informa.
Com a implementação da Delegacia Virtual, as delegacia distritais e regionais estão sendo desafogadas e os cidadãos estão tendo mais comodidade. Até final deste mês, oito terminais eletrônicos vão ser instalados em pontos de grande circulação como shoppings centers, a delegacia do cidadão, localizada no shopping do Via Direta, rodoviária e aeroporto. A idéia é dar mais comodidade ao cidadão que não disponibiliza de computador em casa ou que tenha que pagar a um estabelecimento para obter o serviço.
Segundo coronel Erland, a médio prazo, as vÃtimas terão a opção de registrar, através da Delegacia Virtual, ocorrências de outros tipos de crime: desaparecimento de pessoas e furtos de carro, por exemplo. O serviço permite à polÃcia, mais informação de georreferência, ou seja, dá noção de espaço onde há mais ocorrências de crimes. Portanto, "permite que o sistema de Segurança Pública planeje ações e forças policiais preventivas", afirma o coordenador.
Outro benefÃcio para o cidadão refere-se à emissão de segunda via de documento, quando solicitado. O Itep deve procurar identificar na listagem de registros, disponibilizada no link, se consta o respectivo documento como encontrado e disponÃvel na Delegacia do Cidadão - Decida. Uma vez constatado, o Itep vai informar ao cidadão para ir buscá-lo. O serviço está disponÃvel no site da Segurança Pública: www.defesasocial.rn.gov.br, no link da Delegacia Virtual.
Fonte: Assecom/RN