Lula diz que corte de gastos atingirá os três poderes

07/01/2008
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou hoje (7) que o corte de R$ 20 bilhões no orçamento da União, uma das medidas para compensar a perda da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), atingirá os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - e assegurou que os investimentos nas  áreas de saúde, educação e os programas sociais serão preservados.

“Os programas sociais serão mantidos. A segunda coisa é que a educação é condição fundamental para que o Brasil dê um salto de qualidade. Para o Brasil melhorar definitivamente e transformar-se em uma grande nação, em uma grande potência, o Brasil precisa investir muito em educação”, disse Lula, no programa de rádio Café com o Presidente. Ele citou metas do governo para a área de educação, como a instalação de 214 escolas técnicas, 48 extensões universitárias, três universidades e 450 creches, além de levar internet gratuita em alta velocidade para 55 mil escolas públicas até 2010.

Conforme o presidente, o corte de gastos atingirá não só as contas do Executivo, mas também do Legislativo e Judiciário. “Nós resolvemos com muita seriedade e com muita tranquilidade, primeiro, anunciar ao Brasil que nós temos que cortar na veia outra vez, ou seja, temos que cortar os gastos. Isso vale para o Poder Executivo, vale para o Poder Judiciário e vale para o Poder Legislativo”, salientou.

Além do corte, outras medidas tomadas pela equipe econômica para compensar a extinção da CPMF foram o aumento, em 0,38%, do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e da alíquota da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) dos bancos, que passou de 9% para 15%.

Fonte: Agência Brasil
Voltar